Aconteceu na noite do último domingo, dia 10, uma das premiações do cinema mais importantes do ano: o BAFTA 2019. O evento, que rolou em Londres, na Inglaterra, é visto como o Oscar britânico e é claro que a presença de Kate Middleton e seu marido príncipe William não poderia faltar.
O casal, que comparece todos os anos ao evento, surgiu com looks para lá de incríveis e teve até homenagem à princesa Diana! A Duquesa de Cambridge estava com um par de brincos que foram usados por Lady Di em 1995, enquanto ela aceitava o prêmio Humanitário do Ano, da United Celebral Palsy Foundation.
Não dá para negar que a cinebiografia de Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, faz jus ao sucesso que tem e isso não seria diferente na premiação. Rami Malek, que deu vida ao cantor britânico, levou para casa o prêmio de Melhor Ator e, em seu discurso, agradeceu o reconhecimento e, ao lembrar dos colegas de produção, não mencionou o diretor do longa Bryan Singer, assim como fez nas outras premiações do ano. O motivo? O diretor tem sido alvo de uma série de acusações de abuso sexual e pedofilia.
E é claro que Nasceu Uma Estrela não ficou de fora! O filme, que vem ganhando diversos prêmios, também foi vencedor na categoria de Música Original. Lady Gaga não conseguiu comparecer à premiação já que estava no Grammy 2019. Dessa forma, coube a Bradley Cooper, que atuou e também dirigiu o filme, receber o troféu. Merecido, né?
Letitia Wright foi quem recebeu o prêmio de Melhores Efeitos Visuais com o sucesso de bilheterias Pantera Negra. Além dele, outra produção da Marvel saiu vitoriosa: Homem Aranha no Aranhaverso levou o troféu de Melhor Animação.
Mas quem chamou a atenção mesmo foi a produção da Netflix, Roma. Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme aumentou sua força na disputa pelo Oscar 2019 ao levar quatro prêmios: Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e o mais importante, Melhor Filme! Em branco e preto e falado em espanhol, o longa conta a história de Cleo, uma empregada doméstica em uma família de classe alta na Cidade do México.
Além de Roma, o filme A Favorita, de Yorgos Lanthimos, também foi prestigiado com sete prêmios, entre eles o de Melhor Roteiro Original e o de Melhor Atriz, para Olivia Colman. O filme era apontado como o favorito a levar o principal prêmio da noite, mas perdeu para o longa de Cuarón.