Diversos funcionários da Rede Globo foram contaminados pelo novo coronavírus recentemente – e isso parece ter revoltado a atriz Maria Zilda Bethlem, que criticou a decisão da emissora em retomar as gravações de suas novelas durante uma live com Marcos Frota no Instagram na última segunda-feira, dia 7.
Logo no início da conversa, Frota comentou que havia assistido ao filme Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou no cinema, em uma seção aberta com exclusividade para ele, e indicou que os internautas conferissem o longa:
– Vi no cinema, mas só tinha eu e um casal. Abriram excepcionalmente [para mim]. Vi numa sessão que não era aberto ao público. Quem tiver a oportunidade, vá ver. Vá com máscara.
Diante disso, Maria Zilda protestou:
– Não! Não vão ao cinema. Fiquem em casa! O pior risco de Covid-19 é você ficar num ambiente fechado com ar condicionado. Não vão ao cinema!
Em seguida, a atriz criticou a retomada das gravações das novelas Um Lugar Ao Sol, Amor de Mãe, Salve-se Quem Puder e Nos Tempos do Imperador, que voltaram a ser rodadas em meados de 2020:
– É o avião, o cinema, o estúdio da TV Globo… Está aí a prova. Eles fizeram todo o protocolo, fizeram tudo direitinho como acharam que daria certo. Botaram os atores dentro de um estúdio com ar condicionado para gravar. Com todo protocolo e todo mundo fazendo teste. E estão aí: mais de 20 atores com Covid-19. Eduardo Galvão está muito mal. Marieta Severo também está internada. Tem muita gente. Lázaro Ramos. A Taís [Araujo], a mulher dele.
Vale lembrar que, na noite de segunda-feira, Eduardo Galvão morreu por complicações da Covid-19 após passar por um quadro bem grave da doença.
Em seguida, Maria ainda citou uma conversa sua com Lazaro Ramos, de antes de o ator ficar doente:
– Ele estava gravando há muito tempo lá [na Globo]. Ele grava sozinho. Tanto que ele não fez live comigo porque falou: Zildinha, eu faço tudo. Faço o ator, a câmera, a edição. Faço tudo. Mas não saía de lá. Ficava num estúdio com ar condicionado. Então, não recomendo. Não recomendo.