Entretenimento e Cultura

Marien Calixte Jazz Music Festival anuncia primeiras atrações. Confira

Único festival totalmente instrumental do Estado será em dezembro, no Parque Casa do Governador

Foto: Giulyanna Cipriano

Único festival totalmente instrumental do Espírito Santo, o Marien Calixte Jazz Music Festival chega à 5ª edição nos dias 7 e 8 de dezembro, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, e anunciou as primeiras atrações confirmadas: a big band paulistana Bixiga 70 e Luccas Martins Quarteto.

Conhecida no exterior como um agrupamento de “groove visionaries”, a Bixiga 70 mescla referências nacionais, africanas e latinas. 

Formada em 2010, em meio ao revival afrobeat e o surgimento de uma nova geração, o nome do grupo vem do endereço do estúdio, pertencente ao guitarrista Cristiano Scabello, na rua 13 de Maio, coração do bairro do Bixiga, um mosaico de referências, de sua origem como um quilombo ao seu desenvolvimento como um dos principais redutos da colônia italiana.

LEIA TAMBÉM

Natal em Domingos Martins será inaugurado no final do mês; saiba tudo
Joelma confirma grandes sucessos que serão cantados em Vitória; confira
Geração Z troca o smartwatch pelo relógio analógico; entenda a tendência

Atualmente formada por Amanda Teles, Cris Scabello, Cuca Ferreira, Daniel Nogueira, Daniel Verano, Douglas Antunes, Marcelo Dworecki, Pedro Regada, Simone Sou e Valentina Facury, o grupo traz para o Marien Calixte Jazz Music Festival a turnê do seu mais recente disco, “Vapor”. 

Para eles, o trabalho reflete as mudanças observadas no mundo e na própria banda desde o lançamento do trabalho anterior, “Quebra-Cabeça”, de 2018.

Luccas Martins é multi-instrumentista e produtor musical e já se apresentou ao ao lado de grandes nomes como Sérgio Reis, Zé Barbeiro, Rogério Botter Maio e Alessandra Belloni. 

A experimentação e originalidade são suas marcas registradas e ele vai trazer para o festival o show Tambores de Vento, na formação Luccas Martins Quarteto, onde assume handpan, percussão, composição e arranjos, e toca ao lado de Rafael Amarante (violão e guitarra), Vanessa Ferreira (baixo acústico e elétrico) e Dô de Carvalho (sax e flauta).

Ao longo de 4 edições já realizadas, o Marien Calixte Jazz Music Festival se consolidou como um dos mais relevantes no Estado e é palco da mistura de gerações entre diferentes instrumentistas brasileiros. 

“A música instrumental brasileira é potente e reverenciada em palcos de todo o mundo. O festival celebra essa diversidade e riqueza trazendo esses grandes artistas para perto do público capixaba”, conta Daniel Morelo, diretor da MM Projetos Culturais.

O primeiro festival, em 2019, trouxe Hermeto Pascoal e Jonathan Ferr para a Praça Therezinha Grecchi, no Bairro República. Na segunda edição, em 2022, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória, nomes como Chico Chagas, Torcuato Mariano Quarteto, Amaro Freitas e o duo Madela.

Na terceira edição, também em 2022, o Marien Calixte Jazz Music Festival atravessou a Terceira Ponte, rumo ao Parque Cultural Casa do Governador. Lá, no palco, estiveram nomes como Hamilton de Holanda, Joabe Reis e Nômade Orquestra. Em 2023, Azymuth e Ana Karina Sebastião foram os headliners da 4ª edição do festival.

Com transmissão ao vivo pela TVE e online, o evento que celebra a música instrumental pode ser revisitado desde a 2ª edição através do canal do festival no youtube. Já passaram pelo Marien Calixte Jazz Music Festival nomes de peso do jazz capixaba, como Pedro de Alcântara, Alexandre Borges Quinteto, Quarteto Zuri, Wanderson Lopez e Thaysa Pizzolato. Até hoje, mais de 10 mil pessoas já conferiram o festival.

5º Marien Calixte Jazz Music Festival

Foto: José de Holanda

Data: 7 e 8 de dezembro
Onde: Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha
Programação completa e informações sobre ingressos em breve
Mais informações: @festivalmariencalixtejazz

Com o patrocínio da ArcelorMittal, o Marien Calixte Jazz Music Festival é um projeto da MM Projetos Culturais e Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e tem o apoio da Prefeitura de Vila Velha e do Boa Praça EPI através da Lei Rouanet. A curadoria e direção do festival é de Simone Marçal e Daniel Morelo.