Entretenimento e Cultura

Marien Calixte Jazz Music Festival: veja a programação da 4ª edição

Festival será entre os dias 20 e 22 de outubro, no Parque Casa do Governador. Ingressos estarão disponíveis a partir de segunda (16)

Foto: Divulgação

Entre os dias 20 e 22 de outubro, o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, receberá novamente o Marien Calixte Jazz Music Festival. Como novidade, no domingo (22), a programação será voltada para as crianças. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis no site da Sympla, a partir de 16 de outubro, às 8 horas.

Com três edições realizadas e aclamadas pelo público capixaba, o festival se consolidou como um dos mais relevantes no estado, principalmente por ser o único totalmente instrumental e pela qualidade de seu line-up, sempre em busca da mescla entre as gerações diferentes de instrumentistas musicais brasileiros. 

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A realização é da MM Projetos Culturais da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, com patrocínio da ArcelorMittal através da LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, com a parceria do Banestes.

A curadoria e direção do festival é de Simone Marçal e Daniel Morelo, que buscam sempre mesclar gerações de artistas diferentes com origens musicais distintas entre si. 

Para a edição de 2023 serão dois dias de programação principal com Azymuth, Ana Karina Sebastião, Silibrina, Baobab Trio convida Marcelo Coelho, Thaysa Pizzolato e Heptasopro convida Léo de Paula, bem como a já tradicional banda do festival Malê Dixieland. 

Além disso, o festival trará a Masterclass sobre Circulação Instrumental e Trilhas Sonoras, com Gabriel Nóbrega, do Silibrina, no sábado pela manhã.

Para o domingo, especial para as crianças, teremos A Banda da Flor, Vitor Passarim com o show “As fantásticas histórias mágicas”, O homem excêntrico musical e muita diversão para a criançada.

Os ingressos são limitados pela capacidade do espaço e serão distribuídos gratuitamente de forma online a partir do dia 16 de outubro. Além disso, todo festival será transmitido ao vivo pela TVE – TV Educativa e pelo canal do youtube do festival.

O Azymuth é uma das bandas mais influentes do Brasil e tem em sua discografia mais de 30 álbuns, em uma carreira que se estende por mais de 45 anos. Já se apresentou em todos os continentes do mundo. 

Combinando soul, funk e jazz com o Samba, Azymuth é responsável por criar um som e estilo próprio que deram o nome de “Samba Doido (CrazySamba)”. Azymuth é Alex Malheiros no baixo e vocais, Kiko Continentino nos teclados e Renato Massa na bateria.

A baixista Ana Karina Sebastião apresenta um repertório variado, trazendo músicas autorais, como seu primeiro single, ‘Groovin‘’, seu último lançamento chamado “Nega Ninja” e composições inéditas que estarão em seu próximo EP. 

Além de suas composições, ela traz releituras de clássicos da música brasileira – de compositores como Dorival Caymmi, Chiquinha Gonzaga e Djavan – e também suas influências de R&B, soul, funk, jazz contemporâneo, MPB e pop. Ana apresenta-se com Thiaguinho Silva (bateria), Raphael DanTop (teclado), Thiago Souza (sax), Dennys Silva (percussão).

Com influências de jazz, pop e de ritmos da cultura popular, como frevo, maracatu e baião, o Silibrina apresenta composições onde manifesta, por meio da música instrumental, a brasilidade que faz parte das referências dos músicos que compõem a banda. 

Piano, baixo, guitarra e metais se juntam a instrumentos de percussão muito presentes na música popular do Brasil, como o caracaxá, ganzá, timbal, alfaia, gonguê e o pandeiro. 

O resultado leva o público a uma nova leitura das possibilidades musicais, que chega aos ouvidos de uma forma elegante e, ao mesmo tempo, eletrizante. Com apresentações na América Latina, Estados Unidos, Canadá e Europa, a banda de música instrumental brasileira Silibrina, liderada pelo pianista Gabriel Nóbrega, conta com dois discos na bagagem: O Raio (2017) e Estandarte (2019).

O Baobab Trio se destaca como um dos grupos mais versáteis, criativos e representativos da cena da música instrumental do Espírito Santo. O grupo une a capacidade multi-instrumentista de seus integrantes a uma visão de abertura para a World Music, Fusion, a música brasileira, a música improvisada e repertório autoral.

Formado por Edu Szajnbrum, Fabiano Araújo e Wanderson Lopez, o grupo convida o saxofonista Marcelo Coelho para o show inédito “Baobab Elétrico” no Marien Calixte Jazz Music Festival 2023, com vôos instrumentais potentes e envolventes com novas texturas sonoras para o público!

O show “HeptaSopro convida Léo de Paula” é formado pelas composições do flautista Matheus Viana e um solo do percussionista Léo de Paula e tem como mote diversas passagens da vida dos dois compositores. 

As músicas “Choro Alterado”, “Casa Arrumada” e “Varandão em Pelotas” fazem parte do primeiro EP intitulado “HeptaSopro” e surgem nesse novo trabalho com uma roupagem repaginada e novos arranjos. 

O show “HeptaSopro Convida Léo de Paula” é repleto de momentos saudosos e memórias que são muito felizes para nós, mas também projeta um futuro onde possamos viver em harmonia com a natureza e criar laços mais fortes uns com os outros, buscando tornar a vida mais agradável e repleta de momentos tão felizes quanto os que são retratados nas peças.

Thaysa Pizzolato é tecladista, compositora e produtora musical. A musicista apresenta o seu projeto de música instrumental – uma viagem sonora guiada por sintetizadores. Com um EP lançado (Low Hype Machine), Thaysa reserva ainda para 2023 diversos lançamentos: do single ‘Gemini’ e do EP “You Are”. 

Os novos trabalhos poderão ser ouvidos em primeira mão no festival Marien Calixte 2023. Atualmente a tecladista e compositora se apresenta ao lado de Maressa Machado (bateria), em um show sensorial, uma viagem ao universo da música eletrônica, synthwave, world music e música experimental.

Mr. Dedus é DJ e estudioso da música, e vai comandar um set especial em comemoração ao aniversário de Marien Calixte, que completaria 88 anos em 20 de outubro de 2023, dia da abertura do Festival, e promete muita nostalgia e encantamento na abertura da sexta e do sábado.

A Malê Dixieland vai ser a atração nos intervalos entre os shows, com uma versão da Malê kids no domingo, comandada pelo maestro Eduardo Lucas. Nos dois primeiros dias com um repertório instrumental e jazzístico com interpretações de diversos clássicos e, no domingo, repleto de magia, indo das músicas clássicas infantis a cartoons e trilhas de animes. A Malê Dixieland é uma criação da curadoria, especialmente para o festival, e já se tornou uma tradição do mesmo, tendo se apresentado em todas as edições.

MASTERCLASS – Circulação Instrumental e Trilhas Sonoras

Gabriel Nóbrega é nascido em Pernambuco e criado em São Paulo. Vindo de uma família de artistas, ele iniciou sua carreira musical aos 10 anos de idade acompanhando seu pai Antonio Nóbrega como percussionista. Em 2015 fundou a banda Silibrina onde ele, além de ser o pianista, assina as composições e arranjos do projeto instrumental. A banda, que está prestes a lançar seu terceiro disco, já realizou diversas turnês pelo Brasil e viajou o mundo tocando em festivais no Canadá, EUA, Europa e Azerbaijão. A masterclasse de Gabriel irá abordar essa construção artística instrumental de sua carreira e sedimentar um projeto musical instrumental no mercado e circulação internacional, além de suas experiências no mercado de trilha sonoras no audiovisual e publicidade.

Programação Especial Infantil

A inserção de um dia dedicado à programação infantil no Marien Calixte Jazz Music Festival é uma estratégia inovadora e valiosa no sentido de fomentar e formar público. A música, com sua complexidade melódica e rítmica, oferece uma pluralidade de estímulos que podem enriquecer significativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. 

Expondo-as a performances ao vivo e atividades lúdicas relacionadas ao universo musical, não apenas se semeia a apreciação artística, mas também se promove a inclusão das crianças em espaços culturais, desenvolvendo suas habilidades sociais, expressivas e criativas.

A Banda da Flor surgiu da paixão de Plínio Soares e Bruna Perê pela música e pela educação infantil. Plínio, que já atuava há mais de 10 anos na rede municipal de ensino de Vitória, e Bruna, que há mais de 7 anos atua como cantora e instrumentista, se conheceram numa roda de choro e decidiram juntar suas composições autorais, clássicos do cancioneiro brasileiro para crianças e composições de parceiros voltadas para o público infantil. 

Com muita sensibilidade, afeto e atenção, a dupla, acompanhada de uma banda, mistura tudo com brincadeiras, fazendo a diversão da criançada. O nome da banda é uma homenagem à mãe de Plínio, Florisnete, mais conhecida como “Dona Flor”.

As músicas abordam temas como meio ambiente, relação da criança consigo mesma e com seu corpo, diferenças, família e sonhos. Com suas músicas envolventes e cativantes, a banda encanta crianças de todas as idades e contribui para a formação cultural e educacional dos pequenos.

Em “As Fantásticas Histórias Mágicas”, o ator, palhaço, músico e produtor cultural capixaba Vitor Passarim, encantará crianças e adultos num espetáculo que mistura a arte da contação de histórias com mágicas, música e muita alegria. 

Ele mostrará histórias autorais e bem-humoradas com temas como alimentação saudável, autoestima, coragem e criatividade. Toda a narrativa é conduzida pelo Palhaço Passarim, com uma apresentação de contação de histórias que une elementos do circo, teatro e música, criando uma relação única e especial com todo público.

A Malê Dixieland vai ser a atração nos intervalos entre os shows, com uma versão da Malê kids no domingo, comandada pelo maestro Eduardo Lucas. Nos dois primeiros dias com um repertório instrumental e jazzístico com interpretações de diversos clássicos e, no domingo, repleto de magia, indo das músicas clássicas infantis a cartoons e trilhas de animes. 

A Malê Dixieland é uma criação da curadoria, especialmente para o festival, e já se tornou uma tradição do mesmo, tendo se apresentado em todas as edições.

No domingo, também intervalos, o ator Carlitos Cachoeira traz o Palhaço Excêntrico Musical, que vai animar a criançada com a sua divertida performance musical.

Programação do Marien Calixte Jazz Music Festival

20 de outubro – sexta-feira

18h – Abertura dos portões

18h – MR. Dedus – Set comemorando o Aniversário de Marien Calixte

19h – Baobab Trio convida Marcelo Coelho

20h30 – Thaysa Pizolatto

22h – Silibrina

Malê Dixieland nos intervalos

21 de outubro – sábado

10h às 12h – Masterclass (fechada para inscritos)

18h – Abertura dos portões

18h – MR. Dedus – Set comemorando o Aniversário de Marien Calixte

19h – HeptaSopro convida Léo de Paula

20h30 – Ana Karina Sebastião

22h – Azymuth

Malê Dixieland nos intervalos

22 de outubro – domingo (Programação voltada para as crianças)

14h – Abertura dos portões

15h – Vitor Passarim – As fantásticas histórias mágicas

16h30 – A Banda da Flor

18h – encerramento

Malê Kids, Trupe Circense e O Palhaço Excêntrico Musical nos intervalos

SERVIÇO

Marien Calixte Jazz Music Festival – 4ª. edição
Dias 20 a 22 de outubro
A partir das 18h na sexta-feira e sábado e a partir das 14h no domingo
Parque Cultural Casa do Governador – Vila Velha – ES
Entrada Gratuita – público limitado
Retirada de Ingressos a partir de 16 de outubro, às 8 horas

Masterclass com Gabriel Nóbrega
Dia 21 de outubro (sábado)
Das 10h às 12h
Parque Cultural Casa do Governador
Entrada Gratuita – Público limitado
Retirada de Ingressos a partir de 13 de outubro, às 8 horas