O Espírito Santo é cheio de lugares históricos e com belezas naturais, e um deles é Matilde, que fica em Alfredo Chaves, a 83,5 km de Vitória, aproximadamente uma hora de “viagem” da Capital.
Leia também: Quer se divertir ou viajar no ES? Veja passo a passo da página de lazer e turismo no Folha Vitória
E entre as opções para quem curte uma aventura, Matilde é o lugar certo para visitar!
>> CONHEÇA O VIBES, PÁGINA DE TURISMO E LAZER NO FOLHA VITÓRIA
Lá, os visitantes encontram a histórica Estação Ferroviária, fundada em 1910, e que hoje conta com um espaço cultural. Os trilhos dessa estação também guardam muitas curiosidades.
Já para quem quer adrenalina, tem o famoso Túnel de Matilde, que fica 2 km de caminhada da estação. Para chegar lá, é preciso passar por uma pequena trilha em área de mata.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação Ferroviária foi fundada por imigrantes italianos por volta de 1884. O nome do vilarejo e, posteriormente, da estação foi dado pelo engenheiro inglês responsável pelas obras da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), Carlos Bloomer Reeve, em homenagem à esposa Matilde. Inicialmente a estação se chamava Engenheiro Reeve.
Inaugurada em 1910, foi a última estação ferroviária construída pela EFSES no trecho Vitória-Cachoeiro, antes de ser vendida à Leopoldina Railway.
A importância histórica está ligada à economia cafeeira por ter facilitado o transporte da produção de café, da região até o Porto de Vitória.
Com uma construção arrojada e diferenciada, marcou a engenharia ferroviária nacional, pela sua relevância arquitetônica e tecnológica. O conjunto registrou dois grandes momentos importantes da História do Brasil, a economia cafeeira e a imigração.
Como chegar: BR 101 ou BR 262, seguindo a ES 146 nos dois sentidos
Funcionamento: quarta a domingo, de 9h às 17h
Serviços próximos: pousadas, restaurantes, café, mercearia, posto de combustível, indústria caseira de doces e massas e artesanato
Entrada gratuita.
TÚNEL DE MATILDE
O túnel é subterrâneo, tem 90 metros e uma escadaria com 65 degraus de aproximadamente 1 metro de altura cada, e a descida pode levar até 30 minutos.
O visitante não precisa pagar ingresso e nem agendar para conhecer o local. Ele fica a 400 metros da Estação Ferroviária.
Como chegar: o Túnel de Matilde fica a 20 km da sede de Alfredo Chaves e localizado a 88 quilômetros de Vitória.
PARA CHEGAR EM MATILDE EXISTEM 3 CAMINHOS MAIS CONHECIDOS:
BR-101 (105 Km, indo ou não pela Rodovia do Sol).
A sugestão é pegar a Rodovia do Sol, seguir para o Trevo de Guarapari na BR-101 e trafegar sentido Cachoeiro de Itapemirim até a Placa de Alfredo Chaves, 8,5 Km depois. Após isso, seguir pela ES 146 até o trevo de Matilde, onde realizará o contorno para chegar em Matilde. Em Matilde, seguir as placas que indicam a Estação Ferroviária.
Rodovia do Sol e BR-262: todos levam praticamente o mesmo tempo, cerca de 1h40, considerando a saída de Vitória. Pela BR-262 o motorista deve entrar no Posto do Café sentido Araguaia e o caminho é mais curto, cerca de 90 Km.
E NÓS DEMOS UM PULINHO LÁ! VEJA O VÍDEO ABAIXO:
PÁGINA DE LAZER E TURISMO NO FOLHA VITÓRIA
O Folha Vitória conta com uma plataforma exclusiva para aproveitar e desbravar o Espírito Santo. E o melhor: bastam alguns cliques para você decidir o que fazer para se divertir.
Moderna e de fácil acesso, a página traz diversas opções de passeios, parques, praias, restaurantes e muito mais! Ao navegar, o leitor poderá conhecer opções com fotos e descrição de cada local segundo a sua “vibe”, ou seja, o que deseja fazer no dia. Para isso, há perfis diferentes que listam o que mais combina com você.
Para começar, é necessário acessar a página folhavitoria.com.br/vibes no menu da editoria de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Lá, o usuário encontra opções para selecionar qual é sua vibe do dia e a cidade onde quer curtir.
Para isso, basta ir em “selecione sua vibe” e “selecione sua cidade”. No primeiro ícone, estarão listados os perfis para escolha de cada usuário. Já no segundo, está a lista de cidades com destinos cadastrados na plataforma.
Os perfis são: cult, turistando, social, aventureiro, carnaval, praieiro, família, vibes do Caparaó, baladeiro e gourmet.
Cada um deles pode ser selecionado e, de acordo com o perfil escolhido, a plataforma oferece opções de destinos e programas, baseados na personalidade do usuário.