Após Léo Moura descobrir que fotos do filho estavam sendo disponibilizadas para adoção em sites de orfanato, ele denunciou o perfil em sua rede social. Com isso, a advogada Renata Gaudin, decidiu denunciar formalmente, para o Ministério Público, um perfil de Instagram que anuncia crianças para adoção em um jogo de RPG.
De acordo com a colunista Fábia Oliveira, a advogada revelou que as pessoas precisam parar de achar que internet é terra sem lei. “Fiquei estarrecida com a situação. É meu dever como mãe e advogada lutar pelos direitos das crianças”, disse Renata à coluna de Fábia.
A denúncia foi diligenciada pela Promotoria de Infância e Juventude. O promotor Reynaldo Mapelli Junior enviou um ofício ao Instagram que estava sendo utilizado para divulgar as fotos das crianças, e pediu que o perfil seja analisado pela plataforma e retirado do ar.
De acordo com a colunista, a promotoria ainda pediu que os dados dos responsáveis por trás da conta sejam preservados para que as providências cabíveis e necessárias sejam tomadas futuramente. Foi pedido ainda os dados de outras duas contas que constam na descrição do perfil do ‘Orfanato Carinha de Anjo’ como sendo ‘CEO’ da instituição falsa.
Outros casos
Sarah Poncio também denunciou em sua rede social o tal orfanato que estava divulgando foto do seu filho mais velho, José Márcio, de 3 anos.