A Mocidade da Praia entrou na passarela do Sambão do Povo quando o dia já dava o ar da graça. A agremiação celebrou a história da Praia do Canto fazendo referência a uma história de amor entre o pescador Dondon e Dona Neném, sem esquecer do mar, tão presente em seu passado.
O enredo “Meu canto e seus encantos: o mar, batucadas e flores, a Mocidade e todos os amores…” foi defendido por um samba empolgante, que levantou quem ainda estava nas arquibancadas e camarotes.
A escola usou e abusou do azul, do verde e do branco remetendo ao mar. Na comissão de frente, São Pedro iniciava o cortejo acompanhado de uma mulher indígena. Os dois abençoavam os bailarinos, que representavam os pescadores e as mulheres simples, bordadeiras e donas de casa, que iniciaram a trajetória do bairro que nasceu simples e hoje é área nobre de Vitória.
As alas que se seguiram marcaram os símbolos e referências do lugar, bem como seus moradores ilustres como o violonista Maur´ício de Oliveira (1925-2009). O Colégio Sacre-Couer ganhou também espaço nas homenagens.
A Mocidade quis enfatizar que a Praia do Canto tem um passado com os pés fincados no samba. Deixou isso bem claro em alas que destacavam datas importantes da própria escola. O Carnaval de 1972 teve seu espaço na avenida. Foi nele que a famosa Batucada da Praia, fundada em 1947, passou a desfilar como escola de samba.
A bateria surpreendeu com paradinhas. Ao final do desfile, os foliões tiveram que se apressar para não correr o risco da escola sofrer com atrasos. Ela saiu da avenida com 54 minutos e 49 segundos de desfile.
A escola desfilou com 900 componentes, distribuídos em 15 alas e 5 alegorias.
Veja o samba-enredo da Mocidade da Praia para o Carnaval de Vitória 2023: “Meu canto e seus encantos: o mar, batucadas e flores, a Mocidade e todos os amores…”
Composição: Andre Mattos / Claudio Mattos / Fernando Negão / Julio Alves / Mikaia / Morganti / Pixulé / Rodrigo Alves / Sukata / Thiago Meiners / Thiago Savanna / Tubino / Wilson Mineiro
Intérprete oficial: Tim Santos e Vlad Aks
Tem farra boa na beira da praia
Pra cantar os encantos dos meus amores
Mocidade eu sou, não vou marear
Vem, vem… pode chegar!
Joga a rede no mar pescador
Arrasta seu amor pras bandas de cá
Faz desse cantinho morada
Não deixe a canoa virar
Formosa chegada, aqui aportei
Mais que inspiração, prosperidade
Sonhei com a ilha mais bela
Um canto infinito à luz do luar
A fé que me guia traz sabedoria
És meu lugar
Tira onda batuqueiro, transborda emoção
Vem das flores a cadência do nosso samba
Salve, grande mestre! É tanta saudade
Praia do Canto hoje é só felicidade
Ô ô ô balança maré
Embarco nas lembranças do coração
Ô ô ô vento sopra
Histórias que banharam este chão
Mistura saberes de todas as cores
Na mesma panela são muitos atores
Além do horizonte enxergo o amanhã
Rabisco na areia “é campeã!”
De azul e branco vou me entregar
Partiu, triângulo… comemorar!
Veja a ordem dos desfiles do Grupo A nesta sexta-feira (10)
1ª – Imperatriz do Forte
2ª – Império de Fátima
3ª – Pega no Samba
4ª – Independentes de São Torquato
5ª – Chega Mais
6ª – Mocidade da Praia
7ª – Unidos de Barreiros
*Com a colaboração da estagiária Ana Paula Brito