Entretenimento e Cultura

Monumento histórico de Viana será restaurado

Todo o trabalho de restauro e readequação do monumento do século XVIII será detalhado na próxima segunda-feira (21).

Foto: Divulgação

A Igreja Nossa Senhora da Ajuda, localizada no município de Viana será restaurada. A igreja é considerada um dos monumentos religiosos mais importantes do Espírito Santo.

Quem assinará o restauro é a gestora cultural Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi. Todo o trabalho de restauro e readequação do monumento do século XVIII, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, será detalhado na próxima segunda-feira (21). 

Para a apresentação das mudanças, estarão presentes o Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos; o Secretário-Executivo do Ministério do Turismo, Marcos José Pereira; o Prefeito de Viana, Wanderson Bueno; a Presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel; a superintendente do IPHAN-ES, Elisa Machado Taveira; além de representantes dos patrocinadores BNDES, EDP e Instituto Cultural Vale, entre outras autoridades.

De acordo com Érika, o investimento é crucial para a valorização da cultura capixaba.  

“Acho até que este patrimônio tem um valor diferenciado, afinal assim como o Santuário Nacional de São José de Anchieta, a Igreja de Araçatiba faz parte do projeto de desenvolvimento turístico que marca a presença dos Jesuítas no Espírito Santo, na época do Brasil Colônia, sendo o mais completo e importante roteiro jesuítico do Brasil, com 137 quilômetros”.

Sobre a igreja

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi construída pelos jesuítas no século XVIII, como parte do conjunto de edifícios da antiga Fazenda de Araçatiba e era constituída pela residência, engenhos, senzalas, oficinas e a igreja dedicada a Nossa Senhora da Ajuda.

A produção da Fazenda contribuía para o sustento das aldeias jesuítas e dos antigos Colégio e Igreja São Tiago, em Vitória, transformados no Palácio Anchieta, atual sede do governo estadual. 

Atualmente, do conjunto restou a Igreja (localizada no alto de uma elevação que faz parte do perfil geológico do morro de Araçatiba) e as ruínas da Residência.