Entretenimento e Cultura

Moqueca capixaba é eleita 31º prato de frutos do mar mais saboroso do mundo

Entretanto, durante a avaliação gastronômica, o maior rival do prato, a moqueca de origem baiana, desbancou o Espírito Santo e ficou na 19º colocação

Foto: Leonardo Silveira

A moqueca capixaba foi reconhecida como é o 31º mais saboroso prato de frutos do mar do mundo, segundo avaliação da enciclopédia gastronômica TasteAtlas divulgada nesta semana. Entretanto, uma polêmica deixou muitos capixabas intrigados. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Durante a avaliação gastronômica, o maior rival do prato, a moqueca de origem baiana, desbancou o Espírito Santo e ficou na 19º colocação. 

A TasteAtlas informou que o ranking foi definido pelos próprios usuários, por meio de um banco de dados composto por mais de 100 mil pessoas e 15 mil pratos registrados.

Diante da polêmica, o Jornal da TV Vitória, da Record TV, procurou saber, qual a principal diferença no modo de preparo das duas iguarias? 

A chef de cozinha Eliana Santos Muniz explica que a verdadeira moqueca capixaba leva azeite e uma pastinha de alho. No momento que o prato é refogado, também é adicionado a cebola, o colorau ou urucum. 

“Já a moqueca baiana, a principal diferença está no adicional de óleo de dendê, feito a partir do dendezeiro, do qual é retirado o azeite. Outros elementos como o pimentão e o leite de coco também foram adicionados”, explica a chef. 

O servidor público Demerval Moreira de Araújo Filho é da Bahia e sabe bem a diferença entre as duas moquecas. “A capixaba é uma moqueca mais leve e muito saborosa, já a baiana é mais apimentada, eu faço essa em casa”, descreve. 

Após a polêmica, o TasteAtlas informou que o ranking não é fixo e dependendo da nota dos usuários, as posições dos pratos alteram. Entretanto, para os capixabas, o jargão “moqueca é capixaba e o resto é peixada”, nunca sairá do primeiro lugar.

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/ Record TV 

LEIA TAMBÉM: Mercado da Capixaba deve ficar pronto até junho de 2024 e terá lojas de gastronomia e artesanato

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória