O capixaba Mário Monjardim Filho, ator, dublador e famoso por dar voz a personagens históricos como Salsicha e Pernalonga, morreu nesta sexta-feira (30), aos 86 anos, em decorrência de um AVC sofrido há mais de um ano.
Monjardim nasceu em Vitória no dia 16 de janeiro de 1935, e começou a carreira em 1954 na Rádio Vitória, na capital do Espírito Santo.
A morte de Monja, como era carinhosamente conhecido, acontece três dias após a perda de seu grande amigo, Orlando Drummond, dublador do Scooby Doo.
Salsicha e Scooby eram inseparáveis nos desenhos, nos filmes e suas vozes também seguiram o mesmo caminho.
Mário e Orlando eram muito amigos e o capixaba, por muitos anos, foi diretor de Orlando Drummond e o convocou para dublar diversos personagens.
Pai do também diretor de dublagem Júlio Monjardim, primo do autor de novelas Jayme Monjardim, deixa a neta também dubladora, Giulia Monjardim, fruto do casamento do filho Júlio com Adriana de Abreu Rodrigues, irmã do cientista e jornalista Fabiano de Abreu Rodrigues.
Seu filho e sua neta seguem o legado deste que foi o dublador e diretor mais premiado e que mais dirigiu e dublou personagens na história do Brasil.
Conheça a carreira de Mário Monjardim
A carreira de Monjardim começou em terras capixabas, na Rádio Vitória. O artista teve passagem por programas da TV Globo como a primeira versão de Carga Pesada e os programas humorísticos Chico Anysio Show e Os Trapalhões, todos na década de 1980.
Ele já dirigiu diversos atores como Rodrigo Santoro, Selton Mello e muitos outros grandes nomes da televisão brasileira. O dublador foi casado com Zoraida Barreto, parente do cantor Roberto Carlos, com quem teve os filhos Marcus, André, Júlio e Mário; estava recém separado da cantora Branca Monjardim.
Na dublagem ingressa em 1958, na Herbert Richers, quando havia acabado de chegar no Rio de Janeiro. Nos anos de 1960 além da Herbert Richers, trabalhou também na ZIV, Rio Som, Cine Castro, TV Cinesom, e Dublasom Guanabara.
Nos anos de 1970, ainda ficou na Herbert Richers, também trabalhou na Tecnisom, Peri Filmes, Croma, e Telecine.
Nos anos de 1980, não sai da Herbert Richers, e também atuou na VTI, Delart, e Sincrovideo. E nos anos de 1990 permaneceu na Herbert Richers, e atuou também na Delart, Double Sound, e Wan Macher.
Já nos anos de 2000, além da Herbert Richers, atuou na Delart, Cinevideo, e Audiocorp. E nos anos de 2010 atuou somente na Delart, até se aposentar em 2017.
Como diretor de dublagem, começou na Herbert Richers (1960, 1970 e 1980), e posteriormente atuou na Delart (1990, 2000 e 2010).
Alguns trabalhos do famoso dublador
Salsicha em Scooby-Doo, Cadê Você?; Os Novos Filmes do Scooby-Doo, O Show do Scooby-Doo, Scooby-Doo e Scooby-Loo, O Pequeno Scooby-Doo (1a. voz), Falcão Azul e Bionicão; O Que Há de Novo, Scooby-Doo?; Salsicha e Scooby Atrás das Pistas, Scooby-Doo! Mistério S.A., Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis, Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa, Scooby-Doo e os Invasores Alienígenas, Scooby-Doo e a Caçada Virtual, Scooby-Doo e A Lenda do Vampiro, Scooby-Doo e o Monstro do México, Scooby-Doo e o Monstro do Lago Ness; Oi, Scooby-Doo!; Scooby-Doo! Cadê Minha Múmia?, Scooby-Doo – Piratas à Vista, Scooby-Doo e o Abominável Homem das Neves, Scooby-Doo e o Rei dos Duendes, Scooby-Doo e a Espada do Samurai, Scooby-Doo! Abracadabra-Doo, Scooby-Doo! Acampamento Assustador, Scooby-Doo! A Lenda do Fantasmossauro, Scooby-Doo! Música de Vampiro; Harvey, o Advogado; Batman: Os Bravos e os Destemidos.
Pernalonga em Looney Tunes (Dublagem Original – 2a. voz; 2a. Redublagem – 1a. voz), Space Jam: O Jogo do Século, Tiny Toons, Uma Cilada para Roger Rabbit.
Frangolino em Looney Tunes (Redublagem), Space Jam: O Jogo do Século, Looney Tunes De Volta à Ação, Tiny Toons.