Nesta quarta-feira (27), completa um ano da morte do cantor Gabriel Diniz. Para homenagear o artista, será realizada uma missa virtual no canal do Youtube e no Instagram do cantor, que morreu em um acidente aéreo no Povoado Porto do Mato, em Estância, município do sul de Sergipe. No acidente, também morreram os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias.
Dia do acidente
O cantor Gabriel Diniz morreu no auge da sua carreira, aos 28 anos, quando o hit ‘Jenifer‘ ficou nacionalmente conhecido.
No dia 27 de maio de 2019, Gabriel estava indo ao encontro da namorada, Karoline Calheiros, em um jatinho fretado. Porém, no caminho, sofreu o acidente que tirou a sua vida.
Inquérito
Após um ano e sucessivos pedidos de adiamento de prazo à Justiça, a Polícia Federal em Sergipe ainda não concluiu a investigação sobre o acidente aéreo que vitimou o cantor Gabriel Diniz e os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias, no município de Estância, quando eles estavam a caminho de Maceió (AL). A aeronave utilizada pela cantor era a Piper Cherokee PT-KLO, fabricada em 1974, com capacidade para quatro pessoas, e que pertence ao Aeroclube de Alagoas.
De acordo com apurações do jornal Extra, o prazo para finalização da investigação está suspenso pela Justiça. O primeiro prazo para a entrega dos laudos era de 30 dias após o acidente, tendo sido prorrogado para fevereiro deste ano e depois estendido por mais 60 dias.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, não há uma nova data para a entrega dos laudos devido a suspensão dos prazos pela Justiça. Com isso, a conclusão do inquérito foi adiada.
Por meio da assessoria, a Polícia Federal em Sergipe informou ter o maior interesse em concluir o caso com a maior brevidade possível.
>> Avião que caiu com Gabriel Diniz fazia táxi aéreo ilegal, conclui Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que apurava irregularidades na operação da aeronave que caiu há quase um ano e vitimou o cantor Gabriel Diniz e mais dois pilotos, concluiu que o táxi aéreo era ilegal e autuou o Aeroclube de Alagoas, proprietário da aeronave.
Por meio de nota ao jornal EXTRA, a Anac informou que a aeronave de matrícula PT-KLO de propriedade do Aeroclube de Alagoas, não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas, já que estava registrada na categoria “Instrução”.
De acordo com a agência, o processo administrativo para constatar o Transporte Aéreo Clandestino (TACA) e outras irregularidades foi concluído, e foram emitidos cinco autos de infração ao aeroclube, que estão em processo de julgamento. A agência também emitiu ofício à Polícia Federal de Alagoas informando o resultado das apurações feitas pela Anac.
Após o acidente, a agência suspendeu as atividades do aeroclube e das aeronaves cautelarmente, mas a suspensão foi revogada em agosto do ano passado.
Leia a nota na íntegra emitida pelo jornal Extra:
“A aeronave de matrícula PT-KLO, acidentada em Sergipe (AL), em 27 de maio de 2019, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas, estava registrada na categoria “Instrução” e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas. Após o acidente, a ANAC suspendeu o aeroclube e as respectivas aeronaves cautelarmente.
Conforme o resultado do processo administrativo para constatar o Transporte Aéreo Clandestino (TACA) e outras irregularidades, foram emitidos cinco autos de infração ao aeroclube, que estão em processo de julgamento. A Agência também emitiu ofício à Polícia Federal de Alagoas informando o resultado das apurações feitas pela ANAC.”
Investigações
“As investigações sobre as causas do acidente são conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica”, conclui a nota da assessoria da Anac.
Homenagens
Nesta quarta-feira (27), a namorada de Gabriel, a psicóloga Karoline Calheiros, fez uma linda homenagem para o cantor em sua rede social. O casal estava junto havia dois anos.
“1 ano sem você…Passou tão rápido. Ao mesmo tempo que a falta que faz é tão, tão grande! Que confuso tudo isso… Deve haver alguma explicação para essa data. Mas acima de tudo sou grata a Deus por você significar tanto pra mim, por ter me ensinado tanto, por você ter vindo a esse mundo pra fazer a diferença dando exemplos tão incríveis para tantos, e um deles é “viver a vida da melhor forma, com alegria e plantando o bem.” Assim seja! Sou grata pelas graças de Deus em minha vida e por Ele me manter firme em alegria, como você sempre quis me ver. Te amo demais! Deus é contigo minha estrelinha”, disse a jovem.
Já o pai do cantor, Cizinato, em uma entrevista para o Portal UOL, falou que a fé é o que tem feito ele superar a perda do filho Gabriel Diniz: “Sinto que sou sustentado por isso para não sentir aquele impacto da emoção forte. De certa forma Deus me poupou e está me poupando ainda, mas em alguns momentos já começo a sentir algumas coisas. É como se ele me segurasse e fosse soltando aos poucos para eu ir sentindo gradativamente até me acostumar”.
Trajetória
O cantor Gabriel Diniz, nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e foi criado em João Pessoa, na Paraíba. O rapaz começou a se envolver com a música durante a adolescência, onde criou uma banda com amigos e começou a fazer shows de forró na capital paraibana.
Gabriel foi vocalista dos grupos Forró na Farra e Cavaleiros do Forró.
Gabriel também chegou a cursar engenharia elétrica na faculdade, mas investiu mesmo foi na carreira artística.
Em 2012, o cantor seguiu carreira solo, mas estourou nacionalmente em 2018, com o single “Jenifer”, que chegou ao posto de mais tocada no Spotify.
No YouTube, o clipe da música conta com quase 315 milhões de visualizações. Outras músicas de sucesso do cantor são: “Amor de Copo”, “Minha Cara de Preocupação“ e “Lapada, Lapada”.