Visando sempre a inclusão de novos artistas no campo da fotografia, o Coletivo Artístico 028 se prepara para lançar mais um projeto internacional. A 1ª Mostra Internacional de Mulheres Capixabas na Fotografia – MIM, é um projeto pioneiro no Espírito Santo e no Brasil e vem de encontro com a discussão da participação das mulheres no campo da fotografia, que basicamente é dominado por homens.
A Mostra foi idealizada e coordenada pelos capixabas Julio Cesar Pires e Taynara Barreto, ambos publicitários e fotógrafos, a frente do Coletivo Artístico 028, grupo de fotógrafos brasileiros. O MIM é o segundo projeto do Coletivo, e será lançado em Bogotá, Colômbia, no próximo dia 22 de outubro. Participam da exposição as fotógrafas Ana Clara Ramos, Daniela Parajara, Tamiris Marchiori e Taynara Barreto.
“O MIM é um marco na cultura capixaba. Dar voz as mulheres criadoras é fomentar a produção que por muitas vezes ficam guardadas por não terem a oportunidade e a devida valorização. É imensamente gratificante participar deste momento que é pioneiro no País e saber que através do meu trabalho, meu Estado será exaltado em espaço de cultura, que o meu olhar sobre o Espírito Santo pode empoderar novas mulheres a criarem e produzirem”, ressalta Taynara Barreto.
O projeto acontecerá em parceria com o Instituto de Cultura Brasil Colômbia – IBRACO, que abraçou imediatamente a proposta, reforçando seu olhar culturalmente visionário abrindo suas portas para as novas leituras artísticas, e o Governo do Estado do Espírito Santo, que patrocinará, através do Edital de Locomoção e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, a participação de uma representante da Mostra no lançamento em Bogotá.
“O MIM é uma grande porta que se abre para o mundo da fotografia. Um mundo no qual ainda estou me adaptando – e amando. Graças à exposição me sinto motivada e capaz de produzir ainda mais, para outras exposições. O MIM, além de uma realização pessoal, representa uma conquista das mulheres capixabas, cachoeirenses, fortes, talentosas, fotógrafas. Que possamos aumentar esse time e empoderar inúmeras outras mulheres brilhantes”, Tamiris Marchiori.
MIM
A Mostra retratará o Espírito Santo através de seus aspectos culturais, sociais e naturais. As fotos revelam um novo olhar sobre o cenário capixaba, apresentando as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Serra e Marataízes.
“Participar de uma mostra fotográfica, que envolve o potencial das mulheres, é super gratificante, principalmente poder mostrar um pouco do meu trabalho da minha cidade e cultura. A fotografia, para mim, é uma forma de poder registrar sentimentos que estou vivenciando a cada minuto”, frisa Ana Clara Ramos.
A proposta do Coletivo é apresentar o Espírito Santo para diversos públicos no Brasil e exterior. “Para mim este projeto é muito importante como fotógrafa iniciante porquê, apesar de fazer esses registros desde 2002, agora vejo que outras pessoas veem beleza naquilo que eu sempre gostei de registrar. Este projeto traz a segurança de que aquilo que eu amo fazer pode ser visto por outras pessoas, pode ser apreciado e revela o local que eu amo tanto para outros países e outras culturas”, completa Daniela Parajara.