Música, literatura, fotografias e cinema são os ingredientes que compõem a segunda edição do “Saia da Inércia”. O evento será realizado na Biblioteca Municipal de Domingos Martins e terá início às 17h do próximo sábado (31), com entrada gratuita.
A ideia do projeto, idealizado por Bárbara Fonte-Boa de Carvalho, é levar um pouco da arte capixaba para lugares onde o acesso à cultura estadual ainda é limitado.
“Arte capixaba, para capixabas. O Saia da Inércia tem por objetivo mostrar para a população de Domingos Martins e região as produções artísticas de seu próprio estado e provocar avalorização da arte local”, explica.
A programação do 2º Saia da Inércia conta com exibição de filmes de curtas-metragens, como: “A cor do fogo e a cor da cinza”, de André Felix; “Todas as histórias”, de Gui Castor ; “Perto da minha casa”, de Carol Covre e Diego Locatelli. Outro filme que também é destaque, foi exibido na França, durante o Short Film Corner, uma mostra paralela do Festival de Cannes. “Os Lados da Rua”, do diretor Diego Zon, conta a história de Carrão, jovem excêntrico de uma típica cidade do interior que vive no marco limítrofe entre o real e o imaginário.
Fotografias sentimentais e imagens surrealistas em exposição Um dos trabalhos que ficarão expostos durante o 2º Saia da Inércia vai mostrar o mistério que há por trás do esquecimento. O autor Luã Quintão descreve “Esquecimentos Abstratos” como um projeto experimental e sentimental. “Nesse trabalho tento expressar a forma de que sinto o mundo. É o registro dos pensamentos esquecidos através do meu olhar. Como resultado, fotografei imagens que transmitem emoções talvez inexplicáveis”, resume.
Novas bandas capixabas vão agitar o evento
A partir das 20h o telão do cinema dará lugar ao palco onde 4 bandas capixabas vão se apresentar. Os ritmos se misturam entre a voz e o violão de Jennifer Soares e a psicodelia da Doidivanes. “O Saia da Inércia é uma iniciativa sensacional de expor a cultura e a arte. Pra gente é muito gratificante poder somar!”, comenta o baterista da banda Doidivanes, Lucas Tonete.