O Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música (MUSICOM) acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O evento, realizado pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM/UFES), visa estimular debates que evidenciam a música como instrumento de mediação na contemporaneidade. Em sua 6ª edição, o MUSICOM traz como tema “As dimensões do cotidiano na interface mídia, música e consumo”.
A programação científica é fechada para os inscritos e contará com apresentações de trabalhos e mesas coordenadas. Já as palestras e programação cultural são gratuitas e abertas para a comunidade.
Os professores, profissionais e graduandos interessados em participar do encontro devem realizar a inscrição nesta segunda-feira (3), pelo site oficial do evento. Com direito a certificado, os professores e profissionais da área devem pagar uma taxa de R$ 50,00. Já os estudantes pagam R$ 25,00.
Palestras gratuitas para a comunidade
– Quarta-feira (5)
Com o tema “Música Popular e Indústria no Brasil: uma relação problemática”, o professor Eduardo Vicente (ECA/USP) fará a palestra de abertura do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música – MUSICOM, dia 5 de agosto, às 18 horas, no auditório do Cemuni IV, Ufes. O professor pretende discutir o desenvolvimento da música popular no Brasil a partir das condições em que essa música foi inserida no mercado fonográfico já nos primeiros anos do século XX. Ao final, lançará em terras capixabas o livro “Da vitrola ao iPod. Uma história da indústria fonográfica no Brasil”, da Alameda Editorial.
– Quinta-feira (6)
Dia 6 de agosto, às 17h45, a palestra “Cenas musicais em Manchester: passado-presente”, do professor Fabrício Lopes da Silveira (Unisinos), no auditório do Cemuni IV, apresentará um relato eminentemente pessoal, de caráter empírico, sobre algumas entradas de campo realizadas em Manchester, no norte da Inglaterra, entre fevereiro e maio de 2015, numa investigação mais ampla sobre as cenas musicais locais.
– Sexta-feira (7)
O professor Tiago Alves Soares (UFPE) vai encerrar o evento com a palestra “Perfomance na música pop: entre cânones e apagamentos”, às 17h45, no auditório do Cemuni IV. A perspectiva da palestra é reconhecer como há uma construção política na performance de artistas emblemáticos, acionando refletir sobre a invisibilidade de estéticas chamadas de “menores” ou “desviantes”. Para isso, analisa a apresentação ao vivo de Whitney Houston no show pós-Apartheid na África do Sul, em 1992, e o uso do Autotune pela cantora Cher.
As palestras são gratuitas e abertas para a comunidade.
Mostra de cinema aberta para comunidade
Além das palestras, a comunidade vai poder conferir uma mostra de cinema cuja temática é a música. As sessões serão dias 6 e 7 de agosto, às 11 horas, no Cine Metrópolis, e trarão dois documentários que mostram a trajetória musical e artística de dois artistas consagrados da música brasileira: Dominguinhos e Itamar Assumpção. As duas sessões são gratuitas e abertas para a comunidade.