Entretenimento e Cultura

Fames vai tocar jazz, blues e bossa Nova no Festival Santa Jazz em Santa Teresa

O evento começa nesta sexta-feira (02) e segue até o domingo (04), no município de Santa Teresa, na região Serrana do Estado

Foto: Olavo Medici

Quem curte jazz, blues e bossa nova está com uma ótima oportunidade para este fim de semana. É o famoso Festival Santa Jazz, que está sendo preparado pelos músicos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). 

O evento começa nesta sexta-feira (02) e segue até o domingo (04), no município de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo. 

Nos três dias, cerca de 20 músicos da instituição, entre instrumentistas e cantores, vão passar pelos palcos Colibri e Imigrantes. 

Além dos músicos da Fames, o evento conta com atrações do cenário nacional e internacional, que vão embalar os três dias com shows de jazz, o blues e bossa Nova.

>> Entre no grupo de entretenimento e cultura do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas. Participe também do nosso canal no Telegram!

Como apoiadora institucional do evento,  a Faculdade de Música vai comandar o palco Colibri,  com uma grande seleção de talentos que se apresentam ao lado de grandes nomes da música.

“O palco Colibri é uma vitrine dos talentos da faculdade e este ano está ainda mais diversificado, com artistas que se diferenciam e se completam, abrangendo um universo sonoro cheio de boas surpresas”, afirma o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os organizadores destacam que o ponto alto da participação da Faculdade de Música será no sábado (03), quando a Orquestra Popular de Câmara da Fames acompanha o cantor e compositor Toninho Horta. O show acontece no Palco Imigrantes, às 21 horas.

Conheça algumas atrações da Fames: 

Quarteto Colibri 

Foto: Fames

Data: 02 de junho, às 20, 22 e 23 horas

Onde: Palco Colibri 

Estudantes de música da Fames apaixonados por jazz e música brasileira, o Colibri combina elementos do jazz, blues, funk, música latina e, é claro, muita brasilidade.

O quarteto é formado por Jônatas Nunes (contrabaixo), Evandro Lino (piano), Bastian Herrera (clarineta) e Yan Mattos (bateria), todos instrumentistas de alta performance.

Duo Ravi Kefi & Victor Polo 

Foto: Divulgação/ Fames

Data: 03 de junho, às 11, 13 e 14h30
Onde: Palco Colibri

Formado por professores da Faculdade de Música do Espírito Santo, o duo de piano e violão dedica-se à música instrumental brasileira, executando composições próprias e releituras de autores como Egberto Gismonti e Toninho Horta.

Victor Polo é professor de violão, guitarra e música popular e atua como guitarrista, violonista e pesquisador nas áreas de performance e música popular. Já Ravi Kefi leciona Piano Popular, além de atuar como arranjador e instrumentista.

Quinteto Pentágono 

Foto: Divulgação/ Fames

Data: 03 de junho, às 20, 22 e 23 horas 
Onde: Palco Colibri

O Quinteto Pentágono é formado por estudantes da Faculdade de Música do Espírito Santo, e o professor do Departamento de Sopros e Percussão, Daniel Lima.

Além de Daniel Lima, na bateria, o grupo conta com Mariana Gruvira (guitarra), Marcos Viana (contrabaixo), Guilherme Carlesso (piano) e Eduardo Mariano (sax). Cantoras convidadas: Thayná Silvério e Lara Cheluje. Trompetista convidado: Gabriel de Oliveira.

Orquestra Popular de Câmara da Fames & Toninho Horta

Foto: Divulgação/ Fames

Data: 03 de junho, às 21 horas 
Onde: Palco Imigrantes

Escalada para acompanhar o cantor e compositor Toninho Horta, a Orquestra Popular de Câmara da Fames subirá ao palco do Santa Jazz pela primeira vez.

A Orquestra Popular de Câmara da Faculdade de Música do Espírito Santo foi criada em 2020 com a proposta de proporcionar a convergência entre músicos eruditos e populares. O formato, que se renova e toma formas diferentes a cada semestre letivo da instituição, permite a implementação de repertórios desafiadores e exploram fronteiras musicais.

Aline Maria & Victor Polo 

Foto: Divulgação/ Fames

Data: 04 de junho, às 11 horas 
Onde: Palco Colibri

O Duo Aline Maria & Vitor é um autêntico encontro de intérpretes apaixonados pela música brasileira nos corredores da academia. Victor Polo é professor de violão, guitarra e música popular na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e atua como guitarrista, violonista e pesquisador nas áreas de Música Popular.

Já Aline Maria é cantora e compositora. Já atuou como solista, em grupos vocais e segue carreira no projeto autoral Suindara. Traz para o festival uma homenagem à obra e a personalidade vocal da cantora brasileira Gal Costa. 

Choro Acadêmico da Fames

Foto: Divulgação/ Fames

Data: 04 de junho, às 13 e 14 horas 
Onde: Palco Colibri

Fundado e coordenado pelo professor do departamento de Cordas Dedilhadas da Fames, Nelson Gonçalves Pereira Filho, o Choro Acadêmico já é uma tradição, que reúne professores, estudantes de Música e diversos instrumentistas e cantores capixabas.

Além de ser uma verdadeira “escola do choro” e grupo atuante no circuito musical, o Choro Acadêmico da Fames é uma referência no gênero, fonte de aprendizado para os iniciantes e inspiração para os artistas populares locais.

A roda do Choro Acadêmico acontece semanalmente no pátio da Fames, sempre recebendo convidados e o público, que comparece para contemplar o estilo musical genuinamente brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Cantor Jorge Vercillo faz show em Vitória neste sábado

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória