A Prefeitura de Vitória preparou um mutirão de serviços para garantir o conforto e a segurança dos foliões no Sambão do Povo. Garis, catadores de materiais recicláveis, profissionais de saúde, agentes da Guarda Municipal, ônibus extras e táxis estarão a postos durante os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória.
Limpeza
A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) preparou um esquema especial de limpeza. Serão quase 200 garis envolvidos na varrição do Sambão e na manutenção da pista durante e após as apresentações das agremiações.
Materiais recicláveis
Durante os três dias do Carnaval, 13 catadores de material reciclável estarão na passarela do samba colaborando com a limpeza ao separar os resíduos gerados na avenida, nas arquibancadas e nos camarotes. Os trabalhadores das Associações dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv) estarão uniformizados e devidamente credenciados e usarão botas e luvas de proteção.
Segurança
A segurança será reforçada com a presença de guardas civis municipais, policiais militares e 10 câmeras de videomonitoramento. Cerca de 120 agentes de proteção comunitária e 180 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão distribuídos nos principais pontos de acesso ao Sambão, áreas de revista e setores internos para proporcionar mais segurança a todos.
Ônibus e táxis
Ônibus extras ficarão em um ponto provisório, no canteiro central antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio-Centro. As viagens extras começarão a circular a partir das 20 horas, mediadas por fiscais, e funcionarão enquanto houver demanda. A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) também preparou dois pontos de táxis provisórios para atender os foliões durante os desfiles: um no início da avenida Dário Lourenço de Souza (na altura do Tancredão) e outro na dispersão do Sambão (próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra).
Atendimento médico
O atendimento médico também será reforçado. Durante os três dias de Carnaval, dois postos médicos fixos serão instalados no Sambão do Povo, um na rua de acesso aos camarotes e outro no setor E das arquibancadas. O atendimento também será complementado com cinco ambulâncias para eventuais emergências (duas na dispersão, uma na concentração e uma ao lado de cada posto médico).
Iluminação
A iluminação do Sambão ganhou reforço para o Carnaval. São mais de 200 refletores iluminando o sambódromo e as ruas adjacentes, além dos equipamentos já existentes. Por meio de pregão eletrônico, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) adquiriu 154 projetores de 400 W e 60 projetores de 1.000 W. Além dos refletores, a Setran alugou seis grupos de geradores de 150 kva, que permitirão utilizar a energia de emergência, caso ocorra qualquer problema no fornecimento elétrico para a região.
Tecnologia e wi-fi livre
Os foliões terão uma novidade tecnológica nos desfiles. Ao chegar à passarela do samba, a pessoa receberá em seu smartphone o mapa completo do sambódromo, indicando os setores de arquibancada e camarotes, saídas de emergência, postos do Corpo de Bombeiros e outras informações sobre as escolas de samba. Para ter acesso a essa novidade, o folião precisa fazer download do recém-lançado aplicativo Vitória Online e estar com o bluetooth ligado. Além disso, os foliões terão acesso gratuito à internet através do ponto de wi-fi livre do Vitória Online.