
O natal, além de ser uma data cristã comemorada anualmente no dia 25 de dezembro, também é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias.
Embora tradicionalmente seja um dia onde comemora-se o nascimento de Jesus, o Natal é amplamente celebrado por muitos não-cristãos mundo afora.
A data também reúne outros costumes populares. Como a figura do papai noel, a troca de presentes e cartões, a ceia, as músicas natalinas e decorações diferentes com árvores de natal, pisca-piscas e guirlandas, visco e presépios.
Já se perguntou como outras nações comemoram uma das datas mais representativas do cristianismo? Conheça os 11 costumes mais diferentes – e bizarros!
Áustria
A “simpática” criatura, meio demônio e meio cabra, chamada Krampus é o oposto do bom velhinho: vem assustar e capturar as crianças que não se comportaram bem no Natal. O personagem também é famoso em outras partes da Europa, tanto que possui até festas temáticas para os adultos.
Ucrânia
É comum ver teias de aranhas enfeitando as árvores de Natal dos ucranianos. Reza a lenda que uma pobre viúva e seus filhos tiveram sua árvore, sem nenhum enfeite, decorada por teias de aranhas e no primeiro raio de sol as teias se transformaram em ouro e prata, simbolizando a prosperidade no lar.
Noruega
Para os noruegueses, as bruxas más podem vir roubar as vassouras da sua casa e para dar um passeio por aí! Reza a lenda que você deve esconder todas dentro das residências.
Suíça
Anualmente, na pequena cidade de Samnaun, há uma competição local na casa de esqui do vilarejo que elege o melhor Papai Noel. Popularmente conhecida como “ClauWau”, conta com 100 participantes vestidos a caráter que encaram desafios como escaladas, circuitos com obstáculos, corridas de esqui e até decoração de biscoitos.
Conheço mais curiosidades do Natal pelo mundo. Clique aqui!