A poucos dias para os brasileiros definirem quem irá comandar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos, o Folha Vitória separou uma lista com seis séries que dão uma verdadeira aula sobre os bastidores do mundo político para você assistir e, por meio da ficção, tentar entender como funciona esse universo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
As produções estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Globoplay. Veja a lista:
The Crown
Uma das produções de maior sucesso da Netflix, “The Crown” voltou aos holofotes do público nesta semana após a plataforma de streaming divulgar o trailer da quinta temporada, que estreia em novembro.
O enredo da série conta a história da Rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva a governar o Reino Unido. “Lilibet”, como também era conhecida, faleceu no início de setembro após 70 anos de reinado.
A série mistura ficção e realidade para demonstrar ao espectador os acontecimentos que marcaram o século XX. A produção também ajuda a entender a cronologia dos eventos do reinado britânico com maior repercussão no mundo. A expectativa para a nova temporada, por exemplo, está na morte da Princesa Diana.
House of Cards
Assim como “The Crown”, a série mostra as articulações que acontece nos bastidores da política. Em “House of Cards”, um político norte-americano decide usar todos os artifícios que conhece para tomar o poder do recém-eleito presidente dos Estados Unidos.
O desejo em assumir o cargo não vem por acaso. Ele decide se mover no jogo político após ser traído pelo presidente e não ganhar o cargo de secretário de Estado que lhe foi prometido.
O Mecanismo
Inspirada na Operação Lava Jato, a série brasileira lançada pela Netflix tenta explicar uma das maiores investigações de lavagem de dinheiro do Brasil e todos os escândalos por trás dela. “O Mecanismo” é baseada em fatos, mas não menciona os nomes reais dos políticos e personalidades envolvidos na investigação.
A obra recebeu críticas e elogios tanto da esquerda, quanto da direita, e ajuda a compreender um pouco sobre o fenômeno da polarização política vivenciada no Brasil das eleições de 2018 e, principalmente, no pleito deste ano.
Marseille
A série francesa “Marseille“, assim como a maioria que envolve o universo político, é marcada por traições e desconfianças. Na obra, o prefeito de Marselha desiste de passar o cargo para seu afilhado político após ser traído. Ele, então, usa o seu vício em governar e ter o poder em suas mãos para ter que encarar mais uma disputa acirrada pelo controle da região.
Scandal
Como o próprio nome já diz, a produção é marcada por escândalos. O enredo é protagonizado por personalidades que, na maioria das vezes, não são vistos nas campanhas políticas.
“Scandal” mostra os desafios da equipe de um presidente dos Estados Unidos em colocar fim ou mesmo controlar os efeitos das repercussões negativas sobre as decisões e atos políticos dele. A equipe é responsável por manter “debaixo dos panos” e bem longe da mídia e do público os “podres” do chefe do Executivo.
The Politician
Para fechar a lista, uma dica mais leve para você maratonar: “The Politician”. A comédia dramática da Netflix conta a história de um adolescente que tem a absoluta certeza de que um dia se tornará presidente dos Estados Unidos.
Enquanto o sonho não se torna realidade, ele precisa enfrentar um grande desafio real: a eleição no grêmio estudantil do colégio. Com temas atuais e relevantes para a sociedade, a produção tenta mostrar de forma descontraída como funcionam as manobras do jogo eleitoral.
LEIA TAMBÉM:
>> House of The Dragon: o que esperar do final da primeira temporada?
>> Após Dahmer, veja 10 séries baseadas em crimes reais na Netflix
>> O que explica sucesso de Ryan Murphy na Netflix? Veja dicas de séries para assistir