Maya Massafera foi uma das convidadas do Domingão com Huck e abriu o coração sobre como se sente muito mais feliz após a transição de gênero. No programa, que foi sua primeira aparição na TV após assumir a nova identidade, ela declarou:
– Hoje eu consigo entender que meu estado agora é um estado feliz. Você tem um estado de espírito bom, porque você se reconhece em você. Desde quando a gente é pequeno, a gente vai escutando certas coisas e, às vezes, a sociedade vai te moldando de uma forma que você não é. Hoje, eu consigo entender exatamente quem eu sou, como Deus me fez, porque eu sou assim. E, hoje, eu sou muito feliz, podendo ser quem eu sou.
Em seguida, contou como a família reagiu ao longo do processo:
– A primeira pessoa para quem falei foi minha mãe, há um ano e meio mais ou menos. Eu disse: Mãe, eu tendo hoje que sou uma mulher trans, vou me transicionar. A partir do momento que falei para mim mesma, para a minha mãe e para o meu pai, parece que virou uma chavinha em mim. Tudo que eu lembrava do falecido me dava uma disforia muito grande. Meus pais são os melhores pais do mundo, só que lá antigamente, quando eu era pequenininha e tudo, que eu falei que a sociedade vai moldando a gente, eram outros tempos. Para a minha mãe era diferente, ela fala certas coisas que se arrependeu a vida inteira.
E finalizou contando que recebeu todo o apoio e carinho da mãe:
– Quando contei, ela pegou na minha mão e foi a melhor pessoa do mundo, não soltou um minuto. Foi muito difícil, mesmo eu estando muito feliz, muito realizada, foi um ano difícil por conta de hormônios e cirurgias. Minha mãe sempre esteve do meu lado, foi a melhor coisa do mundo.