Agora é oficial, já estamos no verão! A estação mais quente do ano chegou com tudo na madrugada deste domingo (22), pontualmente a 01h19min, pelo horário de Brasília. Durante os próximos três meses, em todo o Brasil, esse período vai ser caracterizado pelo aumento das temperaturas e também de chuvas, devido a rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.
Os dias ficam mais longos que as noites por causa da maior incidência solar no Hemisfério Sul. Mas como ficam as temperaturas? Será que o calor fica acima ou abaixo da média dos últimos anos? Será que os moradores e turistas vão conseguir curtir as praias do Espírito Santo?
Previsão Climática do Verão 2020
Sem sombra de dúvidas, o verão é a estação mais esperada, principalmente, para quem não abre mão de uma praia. Na região Sudeste, as previsões climáticas apontam que esta será uma estação de muita chuva. Mas calma! Também terá muito calor aqui no Espírito Santo.
De acordo com informações do Instituto Climatempo, o verão 2020 será um pouco diferente, se comparado ao verão passado. Isso porque, o período foi muito quente, e de muito sol, devido a influência do fenômeno climático El Niño. Esse fenômeno tem a característica de deixar as temperaturas bem mais altas do que o normal, principalmente no Sudeste do país. O El Niño faz um bloqueio atmosférico deixando o sistema de alta pressão sobre o continente, impedindo as frentes frias de continuar passando.
Já no verão 2020, ainda conforme o Climatempo, não teremos influência de nenhum fenômeno atmosférico. Mas, por conta disso, as temperaturas do Oceano Atlântico vão ficar mais quentes, e podem trazer para o continente mais chuva do que no verão passado.
De acordo com Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, essas chuvas poderão ocorrer normalmente no período da tarde e noite, muitas vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, o que deve acontecer até o final da estação que acontece no dia 20 março de 2020.
Chuvas
Seundo o Incaper, a média acumulada de precipitação para a estação supera os 450 milímetros na maior parte do estado. Valores maiores que 600 mm são registrados na região do Caparaó. Já nas regiões litorâneas a previsão é de 300 e 400 mm. Já as temperaturas máximas vão variar de 28 graus a 33 graus em todo o estado.