A Secretaria do Audiovisual divulgou a lista de longas-metragens brasileiros que vão disputar uma vaga entre os indicados à categoria de melhor filme internacional no Oscar 2020.
Entre os selecionados, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, são os principais destaques, já que chegam com prêmios do Festival de Cannes. Ao todo são dez filmes de ficção e dois documentários — Humberto Mauro e Espero tua (Re)volta.
Uma comissão será responsável por analisar as obras e escolher aquele que será inscrito para representar o Brasil no maior prêmio da Sétima Arte. O anúncio final será feito no dia 27 de agosto.
A Comissão Especial de Seleção é formada por Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), David Schürmann (Pequeno Segredo), Zelito Viana (Avaeté – Semente da Vingança) e pelas produtoras Sara Silveira (As Boas Maneiras) e Vania Catani (O Palhaço), além de Walter Carvalho (Central do Brasil), o roteirista Mikael de Albuquerque (Real – O Plano por Trás da História), o fundador do Festival É Tudo Verdade, Amir Labaki, e Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.
O Oscar 2020 acontecerá no dia 19 de fevereiro, e a lista completa de indicados será anunciada em 13 de janeiro do ano que vem.
Confira abaixo a lista:
Bacurau (Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles)
A Vida Invisível (Karim Aïnouz)
Los Silencios (Beatriz Seigner)
Sócrates (Alex Moratto)
A Última Abolição (Alice Gomes)
A Voz do Silêncio (André Ristum)
Bio – Construindo uma Vida (Carlos Gerbase)
Legalidade (Zeca Brito)
Humberto Mauro (André Di Mauro)
Espero tua (Re)volta (Eliza Capai)
Chorar de Rir (Toniko Melo)
Simonal (Leonardo Domingues)