
A 95ª Cerimônia do Oscar acontece neste domingo (12), no Dolby Theater, em Los Angeles. Para entrar no clima da principal premiação do cinema mundial, listamos alguns filmes que garantiram ao menos uma estatueta em outras edições e merecem ser assistidos várias vezes.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Entre os listados a seguir, há clássicos como “A lista de Schindler”, de 1993, e sucessos recentes como Moonlight, de 2017, e Nomadland, de 2021. Confira a seguir os detalhes de cada obra.
A LISTA DE SCHINDLER
Disponível na Netflix, o filme de 1993 conta a história do alemão Oskar Schindler, que encontra na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra.
Com sua forte influência dentro do partido nazista, Oskar não encontra dificuldades para conseguir as autorizações necessárias e abrir uma fábrica. O que parece ser uma atitude de um homem “malvado”, no entanto, se transforma em um dos maiores casos de amor à vida.
“A Lista de Schindler” concorreu ao Oscar em 12 estatuetas e venceu em sete, incluindo o de “Melhor Filme” e “Melhor Diretor”, concedido a Steven Allan Spielberg. O aclamado diretor concorre em 2023 com “Os Fabelmans”.
12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
O longa é ambientado em 1841. O espectador acompanha a vida de Solomon Northup, um homem negro livre que vive em paz ao lado da esposa e filhos, mas vê tudo mudar após aceitar uma proposta de emprego em outra cidade.
Solomon é sequestrado e acorrentado. Ele acaba sendo vendido como escravo e precisa superar as humilhações e as dores emocionais para sobreviver.
O filme venceu três das nove categorias indicadas ao Oscar de 2014, inclusive a de “Melhor Filme”. “Doze Anos de Escravidão” foi o primeiro com um diretor negro a vencer na principal categoria da premiação. Ele está disponível no Star+.
SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS
Dinâmico e cheio de reviravoltas, o filme conta a história de jornalistas que investigam o abuso de crianças por padres católicos. O grupo consegue reunir documentos importantes para provar os crimes cometidos e o envolvimento dos líderes religiosos que tentaram ocultar os casos.
“Spotlight: Segredos Revelados” foi indicado a seis categorias, em 2016, e venceu as de “Melhor Filme” e “Roteiro Original”. O longa está disponível na Star+.
MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR
Indicado em oito categorias do Oscar, “Moonlight: Sob a Luz do Luar” conta a história de Black. Ele trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro “maravilhoso”.
O filme denso e poético levou as estatuetas de “Melhor Filme” e “Melhor Roteiro Adaptado” e ainda rendeu a Mahershala Ali o prêmio de “Melhor Ator Coadjuvante”. O longa está disponível na HBO Max.
NOMADLAND
O filme conta a história de uma mulher que, depois de perder tudo na Grande Recessão que atingiu a economia norte americana, embarcou em uma viagem vivendo como uma nômade moderna.
“Nomadland” é o mais recente desta lista. A obra recebeu três Oscar em 2021, entre eles, claro, o de “Melhor Filme”. O longa está disponível na Star+.