Entretenimento e Cultura

Panetones: com frutas, chocolate e até bacon. Confira as versões dessa delícia de Natal!

O sucesso do produto também é de quem produz e vende, como é o caso da gastrônoma Mel Schulthais, que embarca no mercado de panetones pela primeira vez

A iguaria tem feito sucesso este ano com um saber bem diferente do tradicional: salgado Foto: Reprodução

Com frutas cristalizadas, chocolate e até mousse de limão. O panetone ganha novas versões a cada Natal e é um dos itens indispensáveis na ceia dos brasileiros.

A iguaria tem feito sucesso este ano com um saber bem diferente do tradicional: salgado. Recheado com requeijão, linguicinha e bacon, por exemplo, o panetone salgado tem conquistado o público.

O sucesso do produto também é de quem produz e vende, como é o caso da gastrônoma Mel Schulthais, que embarca no mercado de panetones pela primeira vez.

“Sou formada em gastronomia e na faculdade a gente aprende a fazer o doce e o salgado. Como tem muitas pessoas que não gostam do panetone, seja do de fruta ou de chocolate, nós pensamos em produzir o salgado. Ele está tendo uma boa saída, mas a maioria das pessoas acabam deixando para fazer encomenda de última hora”, conta.

Para deixar os clientes com água na boca, ela conta que preparou receitas especiais para este Natal: salgado, na versão de lingüiça defumada, requeijão e bacon; doces, nas versões tradional, trufado, chocotone e damasco com mix de castanha.

A gastrônoma aposta na continuidade do panetone salgado nos próximos anos e afirma que a concorrência tem aumentado por conta do número de desempregados. “Sou da área, mas tem muita gente desempregada fazendo e por conta disso está bastante concorrido”.

A chef Priscilla Luques, que ministra cursos de Panetone, também acredita que a crise fez com que as pessoas buscassem outras oportunidades e conta que suas turmas aumentaram nos últimos meses. 

“Percebi um aumento significativo de alunos em sala de aula, em busca de novidades e reciclagem, vivemos um momento de crise financeira em nosso país e a busca por capacitacao tem sido enorme, o desemprego realmente é o grande responsável, muitas pessoas desempregadas, fazendo algo em casa para vender, as datas comemorativas são ótimas para se obter uma renda extra”.

Sobre o aumento na procura por panetones salgados, ela acredita que ele vai cair no gosto popular e ainda aposta em sabores como bacon com alho poro, presunto e queijo, frango com requeijão e calabresa com requeijão.

Panetone é uma comida típica dessa época Foto: Reprodução

“O panetone salgado foge um pouco do tradicional, temos sempre a mesa, frango, peru, massas, por que não compilar isso dentro de uma massa suculenta e com recheios diversificados? Notei um aumento significativo nas vendas dos panetones salgados. Os mais pedidos são bacon com algo poró, presunto e queijo, frango com requeijão e calabresa com requeijão”, explica.

Para a chef, sabor e textura são essenciais na massa do panetone, deixando a consistência ‘fofinha’, molhada e leve. Sobre as tendências, Priscilla fala da novidade conhecida como ‘pavetone’, excelente para festas de fim de ano.

“Sempre depois das festas de fim de ano, acabamos tendo muita sobra ou ainda, panetones em seus pacotes ou caixas fechadinhos… e o que fazer com tanta coisa? O Pavetone foi criado para dar uma nova roupagem a essas “sobras”. Cortamos o Panetone em rodelas e cobrimos uma travessa com as mesmas, podemos cobrir com um creme branco e uma ganache, decorar com frutas secas, a imaginacao e combinação serão muito a gosto”, conclui.

E se você está pensando em preparar uma ceia de Natal completa, confira as dicas e saiba como economizar >> “Frango, salada de macarrão e mousse: chef ensina a preparar uma ceia de Natal econômica”