Entretenimento e Cultura

10 parques imperdíveis para crianças na Grande Vitória

Listamos parques em Vitória, Vila velha e Serra para crianças de todas as idades, com muito verde, atividades e até mesmo contato com animais

Foto: Divulgação/Vale

Brincadeiras ao ar livre, com movimento, contato com a natureza e a luz do sol favorecem a saúde mental das crianças, segundo um estudo publicado na revista Child Psychiatry and Human Development, feito pela Universidade de Exeter.

A Grande Vitória está repleta de atrações e parques imperdíveis para aproveitar os momentos livres e de folga em família. Por isso, o Folha Vitória listou 10 parques na região para que você possa visitar e levar as crianças.

Horto de Maruípe

Foto: Google Street View

Como chegar: no bairro de Maruípe, acesse o parque pela seguinte via: Avenida Maruípe, próximo ao Quartel da Polícia Militar, Vitória.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 5 às 22h. Fechado nas segundas entre 9 às 17 horas para manutenção.

O parque tem cerca de 50 mil metros quadrados de um território preservado da Mata Atlântica, a floresta original do nosso território capixaba. O verde e as bromélias formam uma bela paisagem em todo o parque, inaugurado em 1995.

LEIA TAMBÉM: >> Conheça seis ilhas do Espírito Santo para curtir durante o verão

Uma de suas grandes atrações é um corredor cercado de palmeiras imperiais. Também é comum ver diferentes aves pela natureza, e o lado é repleto de peixes.

O Parque Municipal Horto de Maruípe também tem uma quadra de futsal e de futebol de areia, uma Academia Popular e uma Academia Popular da Pessoa Idosa.

Parque Moscoso

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória

Como chegar: Avenida República, Centro, Vitória.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas. Fechado nas segundas entre 9 e 17 horas para manutenção.

O Parque Moscoso é o mais antigo de Vitória – foi inaugurado em 1912. Ele tem uma concha acústica e o Jardim de Infância projetados pelo arquiteto Francisco Bolonha, na década de 50. Também oferece aos visitantes, em 24 mil metros quadrados, muita mata verde, flores e jardins, e ainda um lago cheio de peixes.

O parque é tão importante para a cidade e para o Espírito Santo que pertence ao sistema nacional de unidades de conservação.

Parque da Vale

Foto: Divulgação/Vale

Como chegar: Av dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi, Vitória.

Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h.

O Parque da Vale é um espaço de lazer e vivência muito frequentado por famílias durante toda a semana. São 330 mil metros quadrados de Mata Atlântica – portanto, com muito verde e muita natureza, frequentado por aves, lontras e répteis.

Outras atrações são o orquidário e a possibilidade de trilhas ecológicas. O Parque tem uma programação divulgada mensalmente com atividades e brincadeiras para a família.

O local oferece infraestrutura como banheiros e parquinho para crianças.

Parque Municipal Manolo Cabral – Parque da Petrobras

Como chegar: Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho, Vitória.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas. Fechado nas segundas para manutenção das 9 às 17 horas.

Este parque é mais conhecido pelo apelido – Parque da Petrobras – mas é um espaço público, da Prefeitura de Vitória.

O local é aberto, com muita grama, árvores e flores, formando um ambiente muito agradável para caminhadas e brincadeiras.

O parque conta com bicicletários, banheiro público com acessibilidade, bancos, decks, estacionamento e um playground para crianças.

Parque Pedra da Cebola

Foto: Divulgação / Leonardo Silveira

Um dos cartões postais de Vitória, o Parque tem esse nome por conta de uma formação de pedra natural no formato de uma cebola.

São mais de 100 mil metros quadrados de mata de restinga, que também abrigam pássaros e aves. O local tem estrutura com parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA). A área aberta e livre do parque é enorme, o que possibilita criatividade para muitas brincadeiras, piqueniques e atividades.

Outras atrações do Pedra da Cebola também são um jardim oriental e um belo mirante com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro,

Como chegar: Entre as Ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e Av. Fernando Ferrari, Vitória.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 5h às 22 horas. Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção.

Parque do Projeto Tamar

Como chegar: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700, Enseada do Suá, Vitória.

Funcionamento: De quarta a domingo e feriados, das 10 às 17 horas.

Moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, crianças de até 5 anos de idade e servidores da PMV possuem gratuidade ao acesso. Para os outros visitantes, a entrada é R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia entrada).

Este parque costuma encantar as crianças por conta de atividades que mostram e informam sobre a vida de diferentes espécies de tartarugas marinhas.

As atrações tratam de sensibilização e educação ambiental, com um roteiro sobre a vida e a conservação das tartarugas brasileiras. Durante o ciclo, são mostrados tanques dos animais, filhotes e adultos, de quatro espécies: Verde, Cabeçuda, Oliva e De Pente.

O ponto alto do passeio é uma cápsula em que as crianças podem se ver no interior do tanque em que nadam os bichinhos.

O parque do Projeto Tamar também oferece uma cantina, um parquinho infantil e um mirante com vista para a baía de Vitória, o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno.

Centro Ecológico Projeto Caiman

Como chegar: Av. Eugênio Pachêco de Queirós, s/n Jardim Camburi, Vitória.

Funcionamento: das 08h às 17h.

Neste parque, as crianças podem brincar em contato com a natureza, conhecer aves, micos, peixes e répteis, e ainda cercadas de árvores cheias de frutas.

O local tem 23 mil metros quadrados, um grande lago e um mirante. O Parque tem, ainda, o Projeto Caiman, que trabalha para a preservação dos jacarés da Mata Atlântica, e recebe escolas para passeios educativos.

Este é o antigo Parque Municipal da Fazendinha, que agora é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Marcos Daniel.

Parque Padre Alfonso Pastore

Como chegar: Entre as Avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges ou Construtor Davi Teixeira

Funcionamento: praças abertas

As quatro praças da região somam 44 mil metros quadrados, que combinam muito verde com espaço para atividades. Famílias comparecem diariamente com crianças para caminhadas, passeios de bicicleta e brincadeiras com cachorros.

As pracinhas também contam com quadras de areia, tênis, parquinho infantil e academia popular.

Jardim Botânico

Como chegar: São Lourenço / Santo Antônio, Serra

Funcionamento: Jardim: todos os dias. Horto: Segunda a sexta-feira.

O Jardim Botânico da Serra é perfeito para um final de semana de muitas brincadeiras e liberdade para crianças.

Há, ainda, paisagens para visitação como córregos, nascentes e até mesmo um lago artificial. O local também conta com áreas protegidas e de recuperação da Mata Atlântica.

Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira

Como chegar: Rua Mourisco, 16-26 – Glória, Vila Velha

Funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17 horas.

Este parque é ideal para crianças maiores, a partir dos 10 anos de idade. O motivo é a variedade de espaços para caminhadas e trilhas ecológicas, além de mirantes naturais, com um pouco de aventura.

O local também oferece bebedouros e banheiros.

São mais de 160 mil metros quadrados, com uma unidade de conservação que abriga a Mata Atlântica. Por isso, meninas e meninos podem avistar muitos animais, como os saguis, que costumam se aproximar dos visitantes.