Entretenimento e Cultura

Peça em Vitória usa humor para contar a busca desenfreada por prestígio social

A peça "O Burguês Fidalgo", que segue em turnê pelo Brasil, fará apresentações únicas em Vitória. as apresentações acontecem no dia 20, 21 e 22 de maio

O espetáculo “O Burgês Fidalgo” será apresentado no Teatro da UFES Foto: ​Divulgação

O grupo paulistano Parlapatões, com mais de 40 comédias, chega a Vitória com o espetáculo O Burguês Fidalgo. As apresentações, pelo projeto Vivo EnCena, acontecem nos dias 20 de maio (sexta), às 20h e 21 (sábado) às 20h e 22 (domingo) às 18h, no Teatro da UFES.

A escolha de O Burguês Fidalgo, de Moliére, está profundamente ligada ao momento histórico brasileiro, visto com humor, onde o grupo faz uma divertida versão da comédia clássica. Ainda muito atual, o texto fala diretamente das necessidades de uma classe em ascensão em sua desenfreada busca por prestígio social. 

O chamado “sonho burguês de nobreza” – desejo de uma classe dominada em ocupar o lugar da classe dominante – é retratada pelo Sr. Jordain, o burguês do título que, embora seja casado, tenta conquistar o amor de uma nobre para se projetar socialmente.

Suas tentativas o expõem ao completo ridículo e revelam o quanto está cercado de interesseiros, que tiram proveito das ilusões que o burguês cria sobre si mesmo. O gênio de Molière vai além da visão sobre o comportamento social e, por meio da força demolidora do humor, se volta para os conflitos sociais e políticos ocultos nas relações cotidianas na vida de um homem que se deixa enganar para ser aceito socialmente. 

O Brasil Emergente com cara de Burguês Fidalgo

A tradução e adaptação de Adonis Comelato, Hugo Possolo e Rafael Fanganiello mantém o ambiente histórico, quando nobres e burgueses disputavam o domínio da sociedade para, sem fugir do tempo na qual a história é narrada, jogar com nossa realidade atual. 

Para o diretor Hugo Possolo, a encenação permite “uma visão sobre um país emergente, que quer ser mais do que consegue. Mais que uma analogia de épocas, os Parlapatões pretendem brincar com as facetas risíveis de um Brasil que vive a fantasia de crescimento, sem resolver sequer seus problemas básicos.” 

A peça ganha uma encenação festiva, com música ao vivo e espaço para os improvisos que caracterizam o grupo. Cada personagem da história é uma hipérbole dos tipos brasileiros contemporâneos em ascensão, revelando o quanto cada uma delas se deixa corromper na perspectiva de uma vida melhor.

Serviço 

O Burguês Fidalgo

Temporada: Dias 20,21 e 22 de maio de 2016
Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 18:00
Ingressos: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (Meia)
Teatro  Universitário – UFES