As três indicações do filme “Ainda Estou Aqui” ao Oscar ganharam destaque nas redes sociais e até os políticos do Espírito Santo se manifestaram, comemorando o feito inédito do Brasil.
Após as indicações serem divulgadas na manhã desta quinta-feira (23), representantes capixabas no Congresso Nacional, deputados estaduais, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) fizeram postagens parabenizando o feito e afirmando que estão na torcida para o Brasil levar as estatuetas.
A obra de Walter Salles, estrelada por Fernanda Torres, concorre em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz.
O senador Fabiano Contarato (PT) se manifestou no Instagram sobre o momento:
Este é um grande reconhecimento para uma obra que resgata a memória da nossa história, abordando com coragem e sensibilidade as cicatrizes deixadas pela ditadura no Brasil. Estou muito emocionado! Viva o cinema brasileiro!
Contarato também publicou um vídeo na rede. Segundo o senador, o filme “transporta para um período sombrio da nossa história. Uma época, ainda muito recente, que precisamos lembrar para jamais esquecer”.
O deputado federal Helder Salomão (PT) também celebrou a nomeação: “Que maravilha! Reconhecimento merecido! Justiça a Rubens Paiva”, escreveu.
Já para o governador, o filme é um “alento que traz esperança às nossas vidas” em uma semana cheia de “atos e notícias preocupantes vindos dos Estados Unidos”.
O vice fez uma publicação nos stories do Instagram. Nela, Ricardo Ferraço compartilhou uma foto da atriz Fernanda Torres e citou duas das três indicações que o filme recebeu.
Os deputados estaduais e ex-candidatos à Prefeitura de Vitória João Coser (PT) e Camila Valadão também comemoraram. O petista disse que o cinema nacional está em festa e que agora é ficar na torcida.
Já a psolista escreveu que as indicações celebram o talento brasileiro e reconhecem “uma história poderosa sobre as marcas da ditadura militar e a luta por democracia”.
Nossa arte é resistência, memória e futuro. E esse momento nos lembra que histórias como essas precisam ser contadas e reconhecidas. Bora, Fernandinha! Pelo cinema nacional e por todos que lutaram contra a ditadura militar, afirmou a deputada.
A também deputada estadual Iriny Lopes (PT) declarou estar emocionada. “É lindo ver a Cultura voltar a ser valorizada no Brasil, ver uma obra nacional lotando salas de cinema, despertando o interesse pela arte”, escreveu a parlamentar.
Em nível nacional, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e ministros do governo também comemoraram as indicações ao Oscar nas redes sociais.