Entretenimento e Cultura

Praça do Papa recebe feiras de agronegócio. Veja a programação!

Com entrada gratuita e formato adequado aos protocolos de segurança e saúde, as feiras destacam o setor do agronegócio capixaba e promovem a união do campo e cidade

Foto: Divulgação

Entre os dias 26 e 29 de novembro, Vitória está recebendo a edição 2020 das Feiras Sabores da Terra, Agricultura Familiar – FEAFES e a Feira Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, na Praça do Papa. Com a adoção de protocolos de segurança que o momento tem demandado, os eventos gratuitos, tem a missão de valorizar o trabalho de mais de 300 famílias empreendedoras do campo.

A rica cultura do interior do estado estará em evidência na capital. Com produtores vindos de diversas partes do Espírito Santo, em uma tenda separada em dois pavilhões especiais, a população da Grande Vitória terá a chance de conferir os mais variados produtos feitos artesanalmente e colhidos no campo durante todos os dias do evento. Entre eles estão: queijos, flores, bebidas, embutidos, biscoitos, doces, peixes, diversas outras delícias, além de artesanatos. As feiras valorizam e põem em destaque o ramo do agronegócio que, de acordo com o governo do estado, absorve 33% da população economicamente ativa no Espírito Santo e é responsável por 30% do PIB Estadual, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas.

O organizador, Ademir Dadalto, ressalta a importância das feiras para as famílias que vivem do campo. “Esse tipo de iniciativa tem a nobre intenção de conectar a cidade e o campo. Neste ano de pandemia, em que muitas famílias do interior tiveram a produção reduzida, os eventos, além de promoverem a troca de cultura, contribuem massivamente para a economia do campo e do estado. Estamos imensamente felizes pela possibilidade de promover as feiras em 2020, pois é de grande importância para todas as partes envolvidas”, afirma Dadalto.

Protocolos de segurança

Atenta às necessidades que o momento demanda, a organização da feira, que tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência de Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes), criou um protocolo de segurança para receber os visitantes e evitar a contaminação pelo vírus causador da Covid-19.

“Será permitida a entrada somente com uso de máscara, frascos de álcool gel estarão disponíveis em grande quantidade para o uso, além do controle do número de visitantes no espaço, que será limitado. Todas essas medidas foram adotadas visando a segurança dos participantes e expositores”, afirma o organizador, Ademir Dadalto.

Informações

Datas:

27, 28 e 29 de novembro (sexta a domingo)

Horários

Sexta-feira: 16 às 22h

Sábado: 10 às 22h

Domingo: 14 às 19h  

Praça do Papa recebe viagem pelos sabores do Espírito Santo

As feiras Sabores da Terra, da Agricultura Familiar e das Mulheres Trabalhadoras Rurais, em Vitória, trazem expositores de norte a sul do estado, com as mais diversas opções gastronômicas, de 26 a 29 de novembro

Um estado com 78 municípios recheados dos mais diversos sabores. Esse é o Espírito Santo. Conhecido pela sua rica cultura derivada da colonização dos mais variados povos – pomeranos, italianos, alemães, entre outros. Essa mistura com diversas influências faz com que a gastronomia capixaba tenha uma pluralidade ímpar. Melhor ainda é poder conhecer todos esses sabores em um único lugar. De 26 a 29 de novembro, na Praça do Papa, as feiras Sabores da Terra, da Agricultura Familiar e Feira Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (FEMTRU), reunirão expositores de todo o estado com delícias dos mais diversos tipos.

De antepasto de Jiló a queijos artesanais: delícias de norte a sul do ES

Direto de Santa Teresa, a produtora Eliana Broeto mantém uma agroindústria familiar, onde são colhidos, embalados e comercializados banana, batata, aipim, inhame, além da produção de pimentas em conserva e molhos, picles, geleia e doces em compotas, cristalizado, picles de pupunha, antepasto de berinjela e jiló, além de queijos e vinhos especiais, como os de jabuticaba.

Em parceria com o marido e dois filhos, a produtora conta que esta será sua 11ª participação no evento. “Eu comecei a expandir os negócios a partir da feira, antes vendia só no município, as vendas eram pequenas, depois aumentaram. Conquistei uma cliente de Vitória, no primeiro ano que participei e vendo até hoje”, ressalta a empreendedora.

Cafés especiais do sul

De Afonso Cláudio, a produtora Célia Pereira traz um café selecionado, produzido nas montanhas, avaliado com pontuação 80 (em uma escala que vai até 100) por meio de uma análise sensorial, que o classifica como um café especial, segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo.

Na colheita, os melhores grãos são escolhidos, somente os maduros e em boas condições vão para o processo de torra, assim, o resultado é um café de melhor qualidade. “A gente produz o café com muito amor, gostamos demais do que fazemos”, explica a empreendedora.

Tradição do sabor em família

Há cerca de 22 anos, a família Brioschi, de Venda Nova do Imigrante, administra uma agroindústria de produtos alimentícios artesanais. De acordo com Priscila Filete, a tradição começou com os avós, que faziam somente para consumo, a partir disso, começou a comercialização. Queijos frescal, provolone, socol, embutidos, doce de leite, cafés em grão e em pó, vinho de jabuticaba, entre outras delícias fazem parte do cardápio. Para a feira Sabores da Terra, grande parte das produções da família estarão presente em um dos pavilhões do evento.

Produtos a partir de R$ 6,00 no evento

Além da viagem aos sabores capixabas, as feiras Sabores da Terra, Agricultura Familiar e Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais promovem um intercâmbio, pois contarão com a presença de produtores de Minas Gerais. Os eventos são uma excelente oportunidade de encontrar produtos artesanais com preços a partir de R$ 6,00.

Serviço

Quando: 27, 28 e 29 de novembro (sexta a domingo)

Horários

Sexta-feira: 16h às 22h

Sábado: 10h às 22h

Domingo: 14h às 19h