Entretenimento e Cultura

Praça Jerônimo Monteiro em Cachoeiro de Itapemirim receberá ‘Livres Livros’

Essa é a terceira unidade do programa inaugurada na cidade, e a expectativa da organização é que outros bairros também recebam o projeto nos próximos dias

A nova unidade do projeto ‘Livres Livros’ será lançada na praça Jerônimo Monteiro na terça-feira (31) Foto: ​Divulgação

Na terça-feira (31), Cachoeiro de Itapemirim vai receber mais uma nova unidade do programa ‘Livres Livros’. Desta vez, a minibiblioteca será lançada na Praça Jerônimo Monteiro, e atenderá as comunidades próximas ao centro da cidade, com uma troca de livros constantes e diferentes programações culturais para incentivar a prática da leitura.

O lançamento acontece a partir das 15h, reunindo artistas da cidade, incentivadores da cultura, e aberto a toda a população. Na programação está uma homenagem póstuma ao compositor, poeta e multimídia cachoeirense Jorge Sampaio, conhecido como ‘Dedé Caiano’, que tem entre suas realizações a criação da Revista Mambembe. A poetisa Marly de Oliveira também será homenageada.

A artista plástica Angela Goulart levará uma exposição de Poemas Postais para a praça Jerônimo Monteiro. Serão distribuídas poesias para as crianças colorir. A programação do dia ainda terá música, com Herbert Cock e parceiros; contação de estórias, com Maria Elvira e Raissa Martins; declamação, com Milena Paixão e Roberto de Oliveira; e grafite, com Rudson Costa.

“Será uma tarde repleta de atividades culturais, mas é sempre bom lembrar e incentivar a doação de livros nas unidades do Livres Livros. Este é um projeto que pertence a comunidade – no cuidar, ler, devolver e doar”, comenta a responsável pelo programa ‘Livres Livros’ em Cachoeiro, Maria Elvira Tavares Costa.

A minibiblioteca do ‘Livres Livros’ da praça Jerônimo Monteiro é a terceira unidade do programa em Cachoeiro. A primeira unidade foi na praça Elísio Cortez Imperial, no bairro Aquidaban, e a segunda na Ilha da Luz.

A Odebrecht Ambiental é parceira no programa, que foi idealizado por Raíssa Martins, tendo como referência e chancelado pela Fundação Americana Little Free Library. “Esta é a terceira unidade do Livres Livros que apoiamos e apoiaremos a implantação de uma quarta unidade, que ficará na Escola Municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários”, explica o diretor da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia.

O objetivo, segundo ele, é motivar outras empresas do município a terem o mesmo gesto, oferecendo acesso à leitura de forma gratuita, compartilhando cultura e conhecimento, e exercendo um forte poder de transformação na vida das pessoas.