Os atrativos naturais do Espírito Santo são o motivo principal para que os turistas escolham visitar as terras capixabas, de acordo com a Pesquisa de Inverno 2024, realizada pelo Observatório do Turismo.
Entre os entrevistados, 39% afirmaram que as praias, cachoeiras e montanhas foram os fatores decisivos para a escolha do destino.
Leia também:
> MC Ryan se pronuncia após agredir mãe de sua filha: “Sei que errei”
> Agenda Cultural: festival gastronômico, Bruno Be, shows e muito mais
> Poucas horas de sono, canibais, cela especial em berçário… Deolane conta detalhes da prisão
No mesmo tópico, 28% não especificaram quais os fatores que os atraíram para o estado e 17% afirmaram que foram atraídos pelos eventos e festas locais.
Além disso, quando perguntados sobre o motivo da viagem, 77% responderam que estavam viajando a lazer e 14% para visitar familiares.
O estudo, que ouviu 1.403 turistas e excursionistas em 17 municípios entre 12 e 28 de julho, também revelou um cenário de crescimento e melhoria na oferta de serviços no Espírito Santo.
Veja a lista de parques estaduais paravisitar:
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
A cachoeira possui uma queda d’água de 144 metros de altura, que dá nome à unidade, fazendo um efeito de fumaça devido ao impacto da corrente. Os visitantes podem se banhar na cachoeira e participar das trilhas autoguiadas.
A unidade conta com monitores ambientais credenciados para as trilhas, para quem não quiser fazer por conta própria. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.
Horário: das 8 às 17 horas.
Localização: Alegre e Ibitirama, na Região Sul.
Informações: (28) 99999-0639.
Parque Estadual da Pedra Azul
A Pedra Azul, que dá nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. O Parque possui trilhas: uma autoguiada na base da Pedra Azul, uma que dá acesso às piscinas naturais e outra para escalada.
É recomendável que o visitante ligue antes para o Parque (27 3248-1156) para checar se há disponibilidade para o trajeto, pois há limite para a visitação tendo em vista que se trata de terreno irregular.
Há monitores ambientais disponíveis para agendamento por meio do telefone (27) 99739-8005.
Localização: Domingos Martins, Região Serrana.
Horário: das 8 às 17 horas.
Passeios: 9h30 ou 13h30.
Informações: (27) 3248-1156.
Parque Estadual de Itaúnas
O parque possui a área de alagado, as dunas, as praias e o Rio Itaúnas. Além disso, na Vila de Itaúnas, é possível realizar passeios diferenciados com o Grupo de Condutores Ambientais. O agendamento deve ser feito pelo telefone (27) 99635-5583.
As trilhas para as dunas e as praias são de fácil acesso e é possível realizar passeios autoguiados.
Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas. Região Norte.
Funcionamento: das 8 às 17 horas.
Informações: (27) 3762-5196.
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
O parque foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba. No parque há lagoas, inclusive a conhecida Lagoa da Coca-Cola, e uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga e planícies cactáceas.
Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até as 15h30. O local é de fácil acesso e não precisa de agendamento prévio.
Já as trilhas monitoradas com o grupo de condutores ambientais do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha devem ser agendadas previamente pelos telefones: (27) 99929-8479 e (27) 995002405. O agendamento das trilhas a pé deve ser feito pelo telefone (27) 99837-2503.
Localização: Guarapari, Região Metropolitana.
Funcionamento: das 8 às 17 horas.
Telefone do parque: (27) 3242-3665.
Parque Estadual do Forno Grande
O parque possui relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante. Contato pelo e-mail [email protected].
Localização: Castelo, Região Sul.
Funcionamento: das 8 às 17 horas.
Parque Estadual de Mata das Flores
A unidade é marcada por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais, também habitam o parque. O principal atrativo do local é a trilha com, aproximadamente, 900m de percurso.
O Parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio.