Entretenimento e Cultura

Premiado em festivais, filme é exibido gratuitamente em praias do Espírito Santo

Com Adriana Esteves, Otávio Müller e Karine Teles no elenco, longa-metragem circulará no 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante em janeiro e fevereiro

Foto: Divulgação

Uma história de afeto entre mãe e filho que encantou mais de 20 países chega ao interior do Espírito Santo para arrancar risos e lágrimas da plateia capixaba. “Benzinho” (2018, 97’, 12 anos), dirigido por Gustavo Pizzi, é o longa-metragem escolhido para circular durante o 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. A partir do dia 19 de janeiro, Guarapari, Linhares, Aracruz e São Mateus receberão, respectivamente, exibições gratuitas em uma sala de cinema montada ao ar livre.

Com elenco formado por Adriana Esteves, Otávio Müller, Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”) e o ator grego radicado no Espírito Santo Konstantinos Sarris, o filme teve sua estreia oficial no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, e depois passou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, onde acumulou premiações. No Festival de Gramado, um dos principais do País, levou os prêmios de Melhor Filme pelo júri da crítica e também pelo voto do júri popular, além de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz. E é na itinerância do 25º Festival de Cinema de Vitória que o público do litoral do Espírito Santo poderá conferir a aclamada trama.

A programação tem início no dia 19 de janeiro, na Praia do Morro, um dos principais balneários capixabas. Logo após a sessão de estreia, a música toma conta da praia com a apresentação do Batuqdellas, uma bateria formada por 40 mulheres ritmistas que propõe releituras do funk à MPB. 

Na sequência, o festival chega à Pontal do Ipiranga, em Linhares (26/01); Barra do Sahy, Aracruz (02/02); e encerra na Praia de Guriri, São Mateus (09/02). As exibições têm início sempre às 19 horas. “‘Benzinho’ é um filme emocionante que traz questões comuns a várias famílias, por isso é nossa escolha para entreter e emocionar as famílias capixabas que irão curtir o verão com a gente no 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. A história é leve e carregada de afeto”, destaca Lúcia Caus, diretora do festival.

Benzinho

A trama acompanha a história de Irene (Karina Teles), mãe de quatro filhos que vive com o marido (Otávio Müller) no interior do Rio de Janeiro e se desdobra para estudar, trabalhar e cuidar da família. Entre os empreendimentos sem sucesso do parceiro e os problemas da irmã (Adriana Esteves), Irene vê sua vida mudar completamente quando o filho mais velho, Fernando (Konstantinos Sarris, ator grego radicado no Espírito Santo), resolve sair de casa para jogar handebol em outro país.

‘Benzinho’ foi exibido em mais de 20 países, entre eles Uruguai, Estados Unidos, França, Austrália, Portugal e México. Além das premiações no Festival de Gramado, o filme também se destacou na Mostra Voices do Festival de Roterdã e venceu o prêmio de melhor filme pelo júri e pela crítica do Festival de Málaga e pelo júri do Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira.

Cinema no caminhão

Para circular pelo Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória conta com a estrutura de um caminhão-projetor que se transforma para exibir o melhor da produção nacional em uma tela de 8 x 5 metros. A sala de cinema é montada a céu aberto, com som de qualidade, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho! A itinerância do festival é uma iniciativa que contribui com a formação de plateia e promove o lazer cultural comunitário, numa forma afetuosa de aproximar o cinema do público de moradores e turistas.

Serviço

25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi

19 de janeiro – Praia do Morro, Guarapari

26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares

02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz

09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus

Horário: a partir das 19 horas

Entrada franca

Informações: www.festivaldecinemadevitoria.com.br