O Príncipe Charles ficou arrasado ao saber do relacionamento do filho Harry com Meghan Markle havia se tornado público. Pelo menos é o que diz a biografia Finding Freedom, que narra a trajetória do casal até seu afastamento da Família Real. A informação é do jornal Daily Mail, que revelou que o herdeiro do trono inglês ficou sabendo que o filho iria anunciar o namoro após 20 minutos antes dele divulgar o comunicado sobre o assunto.
A publicação afirma que a decepção de Charles com relação ao anúncio ocorreu porque, na época, ele estava nos últimos dias de uma importante visita ao Oriente Médio para se encontrar com o rei do Bahrein em uma cúpula diplomática delicada. O momento, no entanto, foi interrompido quando os noticiários passaram a mostrar outra história envolvendo a família real: o mais novo casal formado por Harry e Meghan.
O comunicado de Harry pegou todos de surpresa, principalmente porque nele o Duque de Sussex acusa a mídia britânica de usar tons raciais e sexistas na cobertura de notícias sobre Meghan. Isso, de acordo com a biografia, deixou Charles arrasado porque ele havia se sentido ofuscado além de, também, saber do potencial negativo que a acusação de Harry poderia causar em sua visita ao Oriente Médio.
Foi um momento crítico que estava em andamento há meses. Uma declaração do Palácio de Kensington condenando a imprensa e, ao mesmo, confirmando a nova namorada de Harry poderia acabar com a cobertura da turnê do príncipe Charles no Golfo, declarou os autores da biografia Omid Scobie e Carolyn Durand.
E foi exatamente o que aconteceu, já que o romance de Harry e Meghan tomou conta das notícias, não só britânicas, mas mundiais. De quebra, a biografia também declarou que Harry revelou ao pai que comunicaria sobre o namoro apenas 20 minutos antes dele soltar o comunicado.
Mas, apesar de estar desapontado com o momento que Harry escolheu para falar sobre o relacionamento, o livro alega que Charles entendeu que a situação com Meghan havia atingido um ponto crítico e que algo precisava ser dito.
Harry sentiu a necessidade de priorizar a mulher que amava em detrimento do dever para a grande família real, acrescentou os autores.
Meghan Markle e Kate Middleton
A biografia Finding Freedom também revelou mais detalhes sobre a relação entre Meghan Markle e Kate Middleton. Segundo a revista People, as duas duquesas sempre estiveram em caminhos diferentes.
Embora não fosse necessariamente responsabilidade dela, Kate fez pouco para diminuir o afastamento, escrevem os autores Omid Scobie e Carolyn Durand.
Os dois observaram que, apesar de Kate e Meghan estarem em inúmeras notícias sobre supostas brigas, elas não estavam em guerra entre si, embora tenha acontecido alguns momentos embaraçosos. Além disso, também foi revelado que Kate achava que ela e Meghan não tinham tanto em comum além do fato de morarem no Palácio Kensington.