Entretenimento e Cultura

Príncipe Charles não comparecerá na inauguração da estátua de Lady Di

Nesta quinta-feira, dia 1°, acontece a inauguração da estátua da princesa Diana, em homenagem aos 60 anos de idade que ela completaria caso estivesse viva. Segundo o jornal britânico The Times, príncipe Charles, com quem Lady Di foi casado, não deverá ir à cerimônia de inauguração, que contará apenas com príncipe William, príncipe Harry, a família da princesa e o escultor responsável pelo monumento, Ian Rank-Broadley.

Uma fonte afirmou ao veículo que o filho mais velho da Rainha Elizabeth II considera difícil lidar com um evento que envolva a lembrança de sua ex-esposa.

– Esses momentos têm o potencial de fazer ressurgir velhas feridas e isso traz de volta memórias para ele; memórias felizes, tristes, de arrependimento. Desde a morte de Diana, ele sente que é melhor guardar essas memórias para si mesmo e deixar seus filhos com isso, disse a fonte.

Espera-se que William e Harry tenham uma reunião privada após o evento e, consequentemente, coloquem uma trégua na rivalidade que vêm mantendo após a saída do duque de Sussex da família real britânica.

O evento, com um número restrito de convidados, não vai ser transmitido na televisão, embora muitos fãs de Diana já estejam aglomerados para acompanhar tudo de fora do palácio. A hora da cerimônia também não foi revelada, mas fotos de como está o jardim com a estátua ainda mantida em sigilo já foram divulgadas.

Casamento com Lady Di

Em meio aos preparativos para o evento, o biógrafo pessoal de Diana, Andrew Morton, lembrou em que momento o casamento da princesa com o herdeiro ao trono britânico começou a desandar.

Em matéria publicada pelo Daily Mirror, Andrew contou que Diana considerava-se feliz com Charles até o nascimento do caçula, Harry.

Os dois trocaram alianças em julho de 1981, cinco meses depois de terem noivado. Nos primeiros anos de relacionamento, o casal vivia feliz e até mesmo compartilhava momentos bons quando o príncipe William nasceu, em junho de 1982.

No entanto, Diana expôs ao biógrafo seu incômodo com a relação depois do nascimento do caçula:

– Com o nascimento de Harry tudo mudou, nosso casamento, a coisa inteira foi por água abaixo. Algo dentro de mim morreu, teria dito ela ao escritor.