No último domingo, dia 7, foi ao ar a tão esperada entrevista de Meghan Markle e príncipe Harry para Oprah Winfrey. O casal falou abertamente sobre diversos assuntos, como por exemplo, o fato de Kate Middleton ter feito Meghan chorado, além da relação dos dois com a Rainha Elizabeth II.
Além disso, tópicos bem importantes como a relação de Harry com príncipe Charles e príncipe William, o fato de Meghan ter sido silenciada e a questão do dinheiro também foram abordados na conversa.
A seguir, veja alguns dos principais momentos:
Saúde mental
Meghan abriu o coração e informou que o período em que fez parte da família real afetou muito a saúde mental – a ponto de ela querer se machucar:
– Eu estava com vergonha de dizer isso na hora e com vergonha de ter que admitir para Harry. Mas eu sabia que se não dissesse – então faria isso [me machucar]. Eu só não queria mais estar viva. Era um pensamento claro, real, assustador e constante, disse, acrescentando que isso teria resolvido tudo para todo mundo.
Relação de Harry com o pai e o irmão
Oprah quis saber também como está a relação de Harry com o pai, príncipe Charles, e com o irmão, príncipe William. Primeiro, falou do pai:
– Há muito o que trabalhar por lá. Eu me sinto muito decepcionado porque ele passou por algo semelhante. Ele sabe como é a dor. E Archie é neto dele. Claro, sempre vou amá-lo, mas muitas mágoas aconteceram. E vou continuar a ter como uma das minhas prioridades tentar curar esse relacionamento.
Já sobre William, disse:
– Eu amo William. Ele é meu irmão. Nós passamos por um inferno juntos. Mas estamos em caminhos diferentes. [Nosso] relacionamento é o espaço. O tempo cura todas as coisas, espero.
Archie Harrison
Grávida de uma menina, Meghan falou sobre seu primogênito, Archie Harrison, que já começou a falar – e sabe algumas palavras!
– Ele está indo bem. Nas últimas semanas, [a palavra] tem sido hidratar. Sempre que alguém sai de casa, ele fica tipo: Dirija com cuidado! Ele nem tem dois anos de idade ainda!
Harry ainda dividiu seu próprio momento de carinho com o filho:
– O ponto alto para mim é colocá-lo na parte de trás da bicicleta em sua cadeirinha de bebê e levá-lo para andar de bicicleta, algo que eu nunca fui capaz de fazer quando era jovem. Eu posso vê-lo de costas, e ele está com os braços abertos, conversando: Palmeira? Casa?
Arrependimentos
Meghan também abriu o jogo sobre ter um arrependimento por ter entrado na família real:
– Eu tenho um. Lamento ter acreditado neles quando disseram que eu seria protegida. E me arrependo de acreditar nisso, porque acho que se tivesse realmente visto que isso não estava acontecendo, teria sido capaz de fazer mais, mas acho que não era para eu ver. Eu não deveria saber e agora, porque estamos do outro lado, não apenas sobrevivemos, mas estamos prosperando.
A Pequena Sereia
A Duquesa de Sussex ainda comparou sua própria vida com A Pequena Sereia, filme da Disney em que Ariel perde a própria voz para conseguir se envolver com um príncipe:
– Eu estava sentada em casa e começou a passar A Pequena Sereia. (…) E eu disse: Meu Deus, ela se apaixona pelo príncipe e por causa disso ela perde a voz. Mas no fim, ela consegue sua voz de volta.
Sobre ter sido silenciada ou mantido a si mesma em silêncio, Meghan disse:
– Sempre valorizei a independência. Sempre fui franca, especialmente sobre os direitos das mulheres, e essa é a triste ironia dos últimos quatro anos, há tanto tempo defendo que as mulheres usem a voz. E então eu fiquei em silêncio, disse, depois acrescentando que ela foi silenciada.
Dinheiro
Quando ambos se afastaram da família real, Harry disse que a realeza literalmente me cortou financeiramente nos primeiros meses de 2020. Ele ainda contou que o dinheiro que sua mãe, Lady Di, havia deixado para ele, ajudou a fazer com que sua família se mudasse para os Estados Unidos:
– Sem isso, não teríamos sido capazes de fazer isso. Tudo que eu queria era dinheiro suficiente para obter segurança e manter minha família segura.
Reação da mãe
Harry ainda especulou o que Lady Di acharia desse pedido de afastamento da família real:
– Acho que ela ficaria muito zangada com a forma como isso aconteceu e muito triste, mas, no final das contas, tudo o que ela sempre quis é que sejamos felizes. E sem isso [o dinheiro deixado por ela], não teríamos sido capazes de fazer isso, então, voltando ao que minha mãe pensaria disso, acho que ela previu. Certamente senti sua presença em todo este processo.
Reação do palácio
Por fim, Oprah quis saber se o casal estava temendo algum represália por parte dos representantes da rainha. Meghan, então, respondeu:
– Acho que não vou viver minha vida com medo. Acho que muito disso é dito com uma compreensão da verdade. Mas acho que, para responder à sua pergunta, não sei como eles poderiam esperar que, depois de todo esse tempo, ainda ficaríamos em silêncio se houvesse um papel ativo que a empresa está desempenhando na perpetuação de falsidades sobre a gente. Que, a certa altura, você vai pensar: Mas gente, alguém diga a verdade. E se isso vier com o risco de perder coisas, quero dizer, eu perdi… há muito que já foi perdido. Perdi meu pai, perdi um bebê, quase perdi meu nome. Mas ainda estou de pé. E minha esperança para as pessoas que estão aprendendo isso é saber que há um outro lado para saber que vale a pena viver a vida.