Mostrando como pode ser simples, o príncipe Harry fez um teste de HIV em uma clínica, em Londres, nesta quinta-feira, dia 13, e transmitiu ao vivo no Facebook para todos os seguidores da família real britânica.
O príncipe fez o teste para ajudar a quebrar o estigma que existe entorno do vírus e para mostrar como é fácil e rápido verificar se você está infectado.
Até mesmo ele mostrou que é gente como a gente e ficou apreensivo com o resultado do exame feito no Centro de Saúde Sexual Burrel. Ao falar com Robert Palmer, um conselheiro psico-sexual, o príncipe revelou estar nervoso.
– Mesmo sendo a pessoa que sou e sabendo o tipo de pessoas que me rodeiam, eu ainda estou nervoso. O que é interessante, disse o neto da rainha.
Enquanto esperava o resultado, o príncipe comentou que o procedimento foi rápido e que nem sem machucou. Após ser informado que o resultado de seu exame foi não-reativo, Harry questionou o porquê das pessoas não fazerem o teste.
– Se você é um homem, mulher, gay, hetero, negro, branco ou qualquer coisa que seja, por que não faz um teste?
Mas não é de hoje que Harry fala sobre a doença, afinal na semana passada ele visitou um hospital em Londres e, segundo a revista Poeple, também falou sobre sua vontade de quebrar o estigma sobre fazer o teste.
Na próxima semana, o príncipe, que se emocionou ao falar de sua mãe, vai para a África do Sul para participar da conferência mundial sobre HIV e AIDS em Durban. Pelo visto, o ruivo está determinado a seguir os passos damãe, a princesa Diana, que também abordava questões como essa.
Belo exemplo, não é mesmo?