Entretenimento e Cultura

Programação da Semana Santa em Anchieta terá encenação da Paixão de Cristo

O evento religioso do Santuário Nacional começa neste domingo (20) com a procissão de Ramos e segue até o próximo domingo, quando é celebrada a Páscoa

A encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo de Anchieta contará com mais de 70 atores Foto: ​Pedro Quitiba/Assessoria PMA

A programação da Santa Semana no Santuário Nacional de Anchieta começa neste domingo (20), com a realização da procissão de Ramos. O evento religioso espera reunir um grande número de fiéis e peregrinos até o domingo de Páscoa. Além de procissões e vigílias, haverá também a encenação da Paixão de Cristo.

Neste domingo, a partir das 19h, a procissão de Ramos terá início no poço do Coimbra e o os ramos serão abençoados. A programação segue na quarta-feira (23) com o Ofício das Trevas, às 19h, no Santuário Nacional. As sete velas serão apagadas à medida que os sete salmos forem cantados, até que a igreja fique escura. O reitor esclarece: “Essa celebração simboliza a dor pela ausência do Cristo, que é a verdadeira luz do mundo. É uma tradição antiga que o Santuário vai resgatar, cujo principal sentido é recordar nossa fragilidade ao negar Jesus”, disse o reitor César Augusto dos Santos.

Na quinta-feira (24), acontecerá a Missa da Santa Ceia do Senhor, também no Santuário, com transladação do Santíssimo Sacramento para a capela Nossa Senhora da Penha, onde será feita adoração até meia-noite. Durante a Sexta-feira Santa acontece a solene ação litúrgica da Paixão do Senhor. Ás 18h00, procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade, e às 20h, um dos pontos altos da programação: a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, com a participação de mais de 70 atores, além de iluminação e sonoplastia especiais.

No sábado (26), a programação será às 19h, na Capela da Penha, celebração da luz, procissão até o santuário e Proclamação da Páscoa. “É o ponto alto da liturgia cristã. Não há noite maior que esta para nossa fé. A Páscoa é a vitória da vida, pois aquele que estava morto ressurge”, completa o reitor. No domingo de Páscoa, o encerramento da Semana Santa com missa às 8h30, 10h30 e 19h00.