Entretenimento e Cultura

Projeções de Natal serão feitas na Catedral de Vitória a partir desta sexta

Será apresentado um vídeo mapping, com imagens como de árvore de Natal, a Anunciação, anjos, o nascimento de Jesus, os Reis Magos, entre outros temas

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Numa época de alegria, confraternização e celebração, projeções de Natal serão feitas nas fachadas da Catedral Metropolitana de Vitória. Chamado de “Natal na Catedral”, a celebração terá apresentações em vídeo e orquestra musical.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O evento começa a partir da noite desta sexta-feira (8), das 19h às 21h30, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, até o dia 25 de dezembro. E está sendo promovido pela Prefeitura de Vitória.

Na catedral será apresentado um vídeo mapping, com imagens como de árvore de Natal, a Anunciação, anjos, o nascimento de Jesus, os Reis Magos, entre outros temas. Cada sessão tem tempo mínimo de seis minutos e terá intervalo de 30 minutos entre as apresentações.

LEIA TAMBÉM: Dubdogz, Tiee, Alemão do Forró e muito mais para curtir no fim de semana

O público presente ao poderá conferir a atração especial programada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc): uma apresentação da Orquestra Sonatha com o maestro Hariton Nathanailidis.

“Nós da Setran acreditamos que será emocionante. Também tivemos a ideia de projetar as belezas de nossa Vitória que são inúmeras. O video mapping é uma técnica que consiste em projeções de vídeo em superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões ou fachadas de edifícios e estruturas que são patrimônio da cidade. Todos estão convidados e desejamos que milhares de pessoas prestigiem”, disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

LEIA TAMBÉM: Vila de Natal: Mais de 100 pinheiros, tobogã e roda-gigante na Praça do Papa; veja programação

Como será feita a projeção

Por meio da utilização de um software especializado os objetos de duas ou três dimensões são formados. Virtualmente, a partir dessas informações, o software interage com um projetor para adaptar imagens específicas à superfície do objeto escolhido.

No mapeamento arquitetônico, há uma reconstrução do espaço real existente, por meio da adição de espaço virtual.

Com a técnica, os artistas podem criar dimensões extra, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. São criadas narrativas audiovisuais por meio da interação do vídeo com o áudio.

Foto: Leonardo Silveira/PMV

LEIA TAMBÉM: Criançada vai poder curtir decoração de Natal inspirada na Disney em shopping de Vitória

Segundo Alex Mariano, no Natal da Catedral esta técnica será apresentada nas linhas da arquitetura da Igreja com uma abertura apresentando os muitos belíssimos lugares de nossa capital.

“Os destaques serão as referências ao verdadeiro sentido do Natal, como o abraço, o reencontro, o sorriso, o amor, o perdão, a partilha e a renovação, tudo respeitando as linhas e traços da nossa bela Catedral“, comemorou o secretário.

LEIA TAMBÉM: Bruna Biancardi desmente boatos de que estaria usando aliança de noivado com Neymar Jr.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória