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Publi de milhões: quanto ganham os famosos nas redes sociais

Cristiano Ronaldo é o famoso com o publi mais caro do mundo, de aproximadamente R$8 milhões

Foto: Divulgação / Pexel

Os influenciadores digitais estão com tudo: 67% dos brasileiros usuários da internet acompanham pelo menos um perfil de um influencer no Instagram. Mas o dado mais impressionante vem a seguir: 40% dos usuários que fazem compras online admitem que se baseiam na opinião e nos posts publicados por esses geradores de conteúdo, de acordo com pesquisa do Influencer Marketing Hub (IMH).

Não é à toa, portanto, que as marcas buscam parcerias com estes profissionais, fazendo uso de seu poder de influência. O investimento em posts, stories e reels pagos são de números estratosféricos: ainda de acordo com o estudo do IMH, a previsão é de que sejam aplicados US$16,4 bilhões em 2022, em escala global, no trabalho dos influenciadores na internet.

Por outro lado, o mercado está cheio de crianças, jovens e adultos buscando um lugar na lista dos top influencers do país. Temos mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores no Instagram. Será que tem espaço para todo mundo?

O que torna um usuário comum, produtor de conteúdo, em um influenciador digital?

Em palavras simples, um influencer é um usuário de uma rede social que se destaca por sua produção de conteúdo. Como consequência, alcança seguidores, conquista altos números de interações, formando uma base fiel de relacionamento com essas pessoas.

Dessa forma, o profissional chega a uma posição de prestígio, capaz de influenciar de fato as pessoas – por meio de opiniões, sugestões de consumo, lifestyle, etc. São, portanto, influenciadores nas decisões de compra de seus seguidores.

Uma pesquisa feita pelo Qualibest mostra que 55% dos usuários costumam pesquisar a opinião de influencers antes de fecharem uma compra, 86% descobriram um produto por meio de um influenciador, e que 73% já adquiriram alguma coisa só porque um influenciador indicou. E é por isso que as marcas querem tanto trabalhar com um influenciador digital , pagando milhares – e até milhões – de reais por um publipost.

Veja como já está este mercado no mundo e no Brasil.

Quem são os influenciadores que mais faturam com publicidade no Instagram:

Custo médio por post publicado no Instagram

Cristiano Ronaldo: R$8 milhões

Dwayne Johnson: R$7,6 milhões

Ariana Grande: R$7,5 milhões

Kylie Jenner: R$ 7,4 milhões

Selena Gomez: R$ 7,3 milhões

Kim Kardashian: R$ 7 milhões

Lionel Messi: R$ 5,8 milhões

Beyoncé: R$ 5,7 milhões

Justin Bieber: R$ 5,5 milhões

Kendall Jenner: R$ 5,2 milhões

Quanto ganham os famosos brasileiros com posts pagos nas redes sociais:

Custo médio por post publicado no Instagram

Anitta: R$400 mil

Neymar: R$2,7 milhões

Ronaldinho Gaúcho: R$1,6 milhões

Carlinhos Maia: R$1,5 milhões

Bruna Marquezine: R$900 mil

Caio Castro: R$850 mil

Giovanna Ewbank: R$600 mil

Juliette: R$400 mil

Whindersson Nunes: R$150 mil

Quanto ganham as subcelebridades com publicidade na internet

Custo médio por post publicado no Instagram

Shantal: R$ 20 mil

Rafa Kalimann: R$ 50 mil

Gabi Brandt: R$20 mil

Flavia Pavanelli: R$ 25 mil

Camila Coelho: R$170 mil

O que um influenciador digital tem de especial?

Não existe uma fórmula mágica para se alcançar o sucesso nas redes sociais, mas alguns pontos são essenciais para um influenciador digital.

– Escolher um nicho: a identificação de um grupo dentro de uma área, de acordo com interesses e necessidades específicas.

– Nesta parte, você deve tratar de um assunto que você se identifique mais, ou tenha mais autoridade para falar. Isso vai te dar mais chances de se destacar, são maiores as probabilidades de obter resultados positivos.

– Ter autenticidade: como você será autoridade no assunto, será autêntico e verdadeiro. É preciso ser real e espontâneo.

– Planejar: vida de influenciador digital exige planejamento – não é só sair postando. Muita gente ficou chocada, recentemente, com a divulgação dos planos de conteúdo da influenciadora Boca Rosa. A verdade é que todo conteúdo deve ter dia, hora e assunto para ser publicado, de acordo com os interesses e reações do público.

– Produzir conteúdo relevante: criar conteúdos de interesse do seu público (nicho) com abordagens criativas, com a sua cara, utilizando a mesma linguagem. Fique atento ao que está bombando, faça chamadas criativas e não se esqueça das hashtags.

– Interagir com seus seguidores: você produz conteúdo para eles, portanto, quando seus seguidores comentarem nos seus posts ou responderem seus stories, é hora de interagir de volta, fortalecendo os laços e fidelizando sua audiência.