Os influenciadores digitais estão com tudo: 67% dos brasileiros usuários da internet acompanham pelo menos um perfil de um influencer no Instagram. Mas o dado mais impressionante vem a seguir: 40% dos usuários que fazem compras online admitem que se baseiam na opinião e nos posts publicados por esses geradores de conteúdo, de acordo com pesquisa do Influencer Marketing Hub (IMH).
Não é à toa, portanto, que as marcas buscam parcerias com estes profissionais, fazendo uso de seu poder de influência. O investimento em posts, stories e reels pagos são de números estratosféricos: ainda de acordo com o estudo do IMH, a previsão é de que sejam aplicados US$16,4 bilhões em 2022, em escala global, no trabalho dos influenciadores na internet.
Por outro lado, o mercado está cheio de crianças, jovens e adultos buscando um lugar na lista dos top influencers do país. Temos mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores no Instagram. Será que tem espaço para todo mundo?
O que torna um usuário comum, produtor de conteúdo, em um influenciador digital?
Em palavras simples, um influencer é um usuário de uma rede social que se destaca por sua produção de conteúdo. Como consequência, alcança seguidores, conquista altos números de interações, formando uma base fiel de relacionamento com essas pessoas.
Dessa forma, o profissional chega a uma posição de prestígio, capaz de influenciar de fato as pessoas – por meio de opiniões, sugestões de consumo, lifestyle, etc. São, portanto, influenciadores nas decisões de compra de seus seguidores.
Uma pesquisa feita pelo Qualibest mostra que 55% dos usuários costumam pesquisar a opinião de influencers antes de fecharem uma compra, 86% descobriram um produto por meio de um influenciador, e que 73% já adquiriram alguma coisa só porque um influenciador indicou. E é por isso que as marcas querem tanto trabalhar com um influenciador digital , pagando milhares – e até milhões – de reais por um publipost.
Veja como já está este mercado no mundo e no Brasil.
Quem são os influenciadores que mais faturam com publicidade no Instagram:
Custo médio por post publicado no Instagram
Cristiano Ronaldo: R$8 milhões
Dwayne Johnson: R$7,6 milhões
Ariana Grande: R$7,5 milhões
Kylie Jenner: R$ 7,4 milhões
Selena Gomez: R$ 7,3 milhões
Kim Kardashian: R$ 7 milhões
Lionel Messi: R$ 5,8 milhões
Beyoncé: R$ 5,7 milhões
Justin Bieber: R$ 5,5 milhões
Kendall Jenner: R$ 5,2 milhões
Quanto ganham os famosos brasileiros com posts pagos nas redes sociais:
Custo médio por post publicado no Instagram
Anitta: R$400 mil
Neymar: R$2,7 milhões
Ronaldinho Gaúcho: R$1,6 milhões
Carlinhos Maia: R$1,5 milhões
Bruna Marquezine: R$900 mil
Caio Castro: R$850 mil
Giovanna Ewbank: R$600 mil
Juliette: R$400 mil
Whindersson Nunes: R$150 mil
Quanto ganham as subcelebridades com publicidade na internet
Custo médio por post publicado no Instagram
Shantal: R$ 20 mil
Rafa Kalimann: R$ 50 mil
Gabi Brandt: R$20 mil
Flavia Pavanelli: R$ 25 mil
Camila Coelho: R$170 mil
O que um influenciador digital tem de especial?
Não existe uma fórmula mágica para se alcançar o sucesso nas redes sociais, mas alguns pontos são essenciais para um influenciador digital.
– Escolher um nicho: a identificação de um grupo dentro de uma área, de acordo com interesses e necessidades específicas.
– Nesta parte, você deve tratar de um assunto que você se identifique mais, ou tenha mais autoridade para falar. Isso vai te dar mais chances de se destacar, são maiores as probabilidades de obter resultados positivos.
– Ter autenticidade: como você será autoridade no assunto, será autêntico e verdadeiro. É preciso ser real e espontâneo.
– Planejar: vida de influenciador digital exige planejamento – não é só sair postando. Muita gente ficou chocada, recentemente, com a divulgação dos planos de conteúdo da influenciadora Boca Rosa. A verdade é que todo conteúdo deve ter dia, hora e assunto para ser publicado, de acordo com os interesses e reações do público.
– Produzir conteúdo relevante: criar conteúdos de interesse do seu público (nicho) com abordagens criativas, com a sua cara, utilizando a mesma linguagem. Fique atento ao que está bombando, faça chamadas criativas e não se esqueça das hashtags.
– Interagir com seus seguidores: você produz conteúdo para eles, portanto, quando seus seguidores comentarem nos seus posts ou responderem seus stories, é hora de interagir de volta, fortalecendo os laços e fidelizando sua audiência.