Entretenimento e Cultura

Quarentou: veja a lista das músicas que comemoram 40 anos em 2023

Dentro dessas canções, muitas são classificadas como "atemporais", por permanecerem atuais até os dias de hoje

Foto: Divulgação/Pixabay

A década de 80 foi muito emblemática no mundo musical, sendo considerado por estudiosos como a “década da música”. A época marcou uma geração e estende a sua importância até os dias atuais. Dentro da década, está o ano de 1983, que completa 40 anos em 2023 e  foi palco de lançamento de grandes “hinos”. 

Dentro dessas canções, muitas são classificadas como “atemporais”, por permanecerem atuais até os dias de hoje. O “atemporal” é caracterizado como aquilo que não está ligado às leis do tempo ou seja, que nunca perdem a sua “data de validade”. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista, a jornalista especializada em música e cultura, Renata Jordão destaca que, essas músicas se mantém marcantes e memoráveis porque fazem parte da história e remetem emoções. Além disso, também marcam a vida dos indivíduos que as escutam, sejam por momentos muitos alegres ou muito tristes. 

“Quando você se lembra desse momento sempre tem uma música perto dele. Além disso, muitas canções são marcadas por momentos históricos, onde representam a voz da sociedade. Um bom exemplo é ‘Caminhando e cantando’. Até hoje pessoas novas cantam a música, mas não vivenciaram a época, mas sabem como mudou a história”, ressalta.  

“Faço música como deve ser sentida”, diz Kiko Zambianchi

Em entrevista ao Folha Vitória, o cantor e compositor Kiko Zambianchi, descreve como alguns dos sucessos de 1983 permanecem atuais após 40 anos.

“Procuro sempre fazer uma música como sinto e como ela deve ser sentida. São voltadas para o emocional, para o coração, por isso, permanecem ‘vivas’ por tanto tempo”, descreve Kiko. 

Durante entrevista, o artista também narrou algumas grandes influências na vida da música como, por exemplo: o primeiro disco do Irã, Titãs, Legião Urbana, Rita Lee, Gilberto Gil e outras grandes composições.

“Na época da gravação de primeiros erros, na década de 80, eu escutava muito Caetano Veloso e Gilberto Gil. Depois começou a vir o rock mais ‘pesado’ no Brasil”, narra.

Com o grande impacto das canções, o listamos os grandes hinos que marcaram o ano de 1983 no âmbito nacional e internacional.  

Confira os grandes hinos:

1- Menina Veneno – Ritche

“Menina veneno, o mundo é pequeno demais pra nós dois”, a canção do compositor inglês (naturalizado no Brasil) Ritche, foi a mais tocada no ano de 1983 nas rádios do Brasil.  A canção foi um sucesso sem precedentes, sendo sucesso nas novelas, televisões e vendou mais de 500 mil cópias do disco. 

2- New Year’s Day- U2

A música foi lançada pela banda irlandesa exatamente no dia 1º de janeiro de 1983, por meio do videoclipe divulgado no Chanel 4 da Grâ Bretanha. Após dez dias, a banda U2 lançaria a música oficialmente como faixa de estreia do álbum “War”. 

3- Vital e sua Moto- Paralamas do Sucesso 

“Mas Vital comprou a moto, E passou a se sentir total”. A música foi uma das primeiras à ser gravada pela banda de Brasília. Ela foi uma homenagem ao primeiro baterista da banda, e conta a saga do amigo que queria comprar uma moto para ter mais mobilidade e liberdade de ir e vir. 

4- O Descobridor dos Sete Mares- Tim Maia 

A canção, que é interpretada por Tim Maia, foi composta por Michel e Gilçon Mendonça. Segundo os criadores, a canção é uma espécie de continuação da outra composição “Do Leme ao Pontal”, famosa por narrar praias do Rio de Janeiro como: Flamengo, Botafogo, Urca e Praia Vermelha. 

5- Eva- Rádio Taxi

“Uma pequena Eva, Eva, o nosso amor na última astronave”. Quem nunca cantou esse verso em plenos pulmões? Entretanto, poucos sabem que a música da década de 1980, da banda Rádio Táxi, é uma versão brasileira da música italiana “Eva”, do compositor Umberto Tozzi, também lançada no ano de 1982. 

6- Every Breath you Take- The Police

A música da banda inglesa The Police também foi lançada no ano de 1983. Por muitos anos foi interpretada como uma canção de amor, entretanto, após anos de sucesso, o vocalista Sting, revelou que a música representa o ciúme e a posse. 

7- A dois passos do paraíso – Blitz 

O grande clássico da década de 80, balançou muitos jovens com suas músicas carregadas de humor e amor, entre elas “A dois passos do paraíso”. Segundo estudiosos de música, a canção foi inspirada em uma história da vida real de um jovem caminhoneiro que ia atrás da sua jovem companheira. 

8- Desculpe o Auê- Rita Lee

“Desculpe o Auê, eu não queria magoar você”, o hit do álbum “Bombom” foi uma parceria com o compositor Roberto Carvalho. A música representa um pedido de desculpas após ter gerado uma certa confusão. O grande sucesso fez tanto sucesso que foi regravado pelo cantor Lulu Santos em tributo à cantora. 

9- Modern Love- David Bowie 

A m´úsica é a faixa de abertura do décimo quinto de David Bowie, com nome de “Let’s Dance”. Ela foi lançada em setembro de 1983 e colocou muitas pessoas para dançar nas pistas da década de 80. 

10- Total Eclipse of the Heart – Bonnie Tyler 

A música, que foi lançada no ano de 1983, continua atual e é considerada uma dos maiores hits da década de 80. Muitas pessoas não se perguntam sobre qual o significado da canção, apenas sentem os sentimentos transmitidos pela música que já se tornou atemporal, com os versos: “And I need you more tonight, and I need you more than ever”, 


LEIA TAMBÉM: Lulu Santos chega aos 70 com sólida turnê de relevância pop 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória