–
Após se tornar mãe de Rocco, Rafa Brites mudou completamente o comportamento nas redes sociais. No Instagram, a apresentadora encontrou um espaço para falar sobre a maternidade e desmitificar a rotina de uma mãe, que é muito diferente do glamour e idealizações que muitas mães querem passar na internet.
Pelo contrário, Rafa fala das delícias de ser mãe, mas também abre o jogo sobre as dificuldades, as dúvidas, os erros e a rotina incansável que possui para cuidar do bebê. Recentemente, a bela fez um textão falando sobre o machismo na maternidade:
O pai do meu filho é incrível. Ele de fato divide 50%/50% comigo. Seria o normal, né? Mas está longe de ser. Nossa sociedade é bem machista ainda. Eu mesma vivo esse conflito dentro de mim. Acredite você que quando meu baby acorda muito cedo e eu estou precisando descansar mais que o Felipe, ele acorda, vai ficar com filho na boa, mas a bobona aqui, cabeça atrasada, impregnada por um modelo antigo, fica revirando na cama… Fico culpada por não estar la, ou por não falar para o meu marido ficar dormindo. Levamos sempre que o sacrifício é da mãe e ponto. E isso é tão forte que, mesmo eu que tenho um discurso lindo sobre o assunto, fico no limbo. Fico na cama… Mas como o discurso ainda não está internalizado totalmente e em paz, o sono também não vem. Percebo o quão difícil é se desfazer do inconsciente coletivo. Como precisamos lutar para mudarmos. E como nós mães muitas vezes reclamamos de falta de ajuda, mas na verdade não estamos prontas para gozarmos dela. Ouvir: vai lá amor, vai no pagode… Eu fico com ele… aproveite… até assusta. Não só essa divisão nos alivia, como o vínculo entre pai e filho fica tão mais forte e mais bonito. Veja só você, essa ideia martela a minha cabeça enquanto meu marido está lá sem nem pensar a respeito… ele já superou essa barreira, eu ainda estou no processo. O machismo parte de mim. Irônico, né? Mas sim, às vezes estamos levantando bandeiras e em nosso dia a dia ainda nos pegamos agindo contra nossos princípios. Obrigada meu amor @andreolifelipe por iluminar meu próprio caminho.