Ao caminhar pelas ruas da Ilha das Caieiras, em Vitória, é possível ver placas que sinalizam onde encomendar torta capixaba ou comprar mariscos.
Essa cena é comum no bairro, aonde grande parte da população é formada por pescadores, desfiadeiras e artesãos.
Durante o período da Páscoa, quando os cristãos consomem mais peixes, a movimentação aumenta para aqueles que dependem da renda proveniente do mar.
Além das encomendas de torta, é possível degustar essas iguarias em vários restaurantes à beira-mar, onde também se pode apreciar a vista de outras cidades da Grande Vitória.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Culinária
Desfiadeira desde que se entende por gente, Rosiane Pereira herdou a tradição da avó, dona Maroca, e hoje, passa essa cultura para seu filho. Este ano, para atender todas as encomendas, foram necessários duzentos quilos de palmito para rechear as tortas fabricadas na casa de dona Rosiane.
“Aqui em casa, minha avó começou. Toda a família trabalhava com mariscos, e daí veio a torta. No período da Páscoa, as encomendas aumentam muito mesmo”, contou a desfiadeira, que herdou da avó o talento culinário.
Restaurantes
À beira da Ilha das Caieiras, é possível encontrar diversos restaurantes que têm os frutos-do-mar como carro-chefe.
Moquecas de peixe e de banana, arroz de mariscos e casquinha de siri estão entre os pratos mais solicitados.
LEIA TAMBÉM: Reparo de lona do Terminal de Itaparica começa e deve durar 90 dias
Num momento de mudanças e aceleração populacional, a Ilha continua a preservar a cultura popular e gastronômica, resgatando legados deixados por aqueles que já não estão mais entre nós.
COMO CHEGAR NA ILHA DAS CAIEIRAS
A Ilha das Caieiras é um bairro de Vitória localizado às margens do Rio Santa Maria da Vitória e na continuação da Baía de Vitória.
Trata-se de um bairro bem tradicional da cidade, um lugar simples, mas com bastante história, e reúne importantes elementos da cultura capixaba.
Mas você sabe como chegar lá?
Partindo do Centro de Vitória pelo bairro Santo Antônio, chegando na Grande São Pedro ou por Maruípe, pela Rodovia Serafim Derenzi, que circunda toda a Costa Oeste da capital, você consegue chegar fácil na Ilha das Caieiras.
Se tiver de carro, você pode contar com a ajuda do maps também!
Usando o transporte público. As linhas 071 (São Pedro/Maruípe/ Centro) , 072 (São Pedro/Centro/ Maruípe), 211 (Santo André/ Jardim Camburi Via Beira Mar), 310 (Santo André/ Jardim Camburi) , 331 (Ilha das Caieiras/ Jucutuquara), 333 (Ilha das Caieiras/ Praia do Suá), 518 (T. Carapina / T. Ibes via Serafim Derenzi) têm rotas que passam perto da Ilha das Caieiras!
VIBES
O Folha Vitória conta com uma plataforma exclusiva para aproveitar e desbravar o Espírito Santo. E o melhor: bastam alguns cliques para você decidir o que fazer para se divertir.
Moderna e de fácil acesso, a página traz diversas opções de passeios, parques, praias, restaurantes e muito mais! Ao navegar, o leitor poderá conhecer opções com fotos e descrição de cada local segundo a sua “vibe”, ou seja, o que deseja fazer no dia. Para isso, há perfis diferentes que listam o que mais combina com você.
Para começar, é necessário acessar a página folhavitoria.com.br/vibes no menu da editoria de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Lá, o usuário encontra opções para selecionar qual é sua vibe do dia e a cidade onde quer curtir.
Para isso, basta ir em “selecione sua vibe” e “selecione sua cidade”. No primeiro ícone, estarão listados os perfis para escolha de cada usuário. Já no segundo, está a lista de cidades com destinos cadastrados na plataforma.
Os perfis são: cult, turistando, social, aventureiro, carnaval, praieiro, família, vibes do Caparaó, baladeiro e gourmet.
Cada um deles pode ser selecionado e, de acordo com o perfil escolhido, a plataforma oferece opções de destinos e programas, baseados na personalidade do usuário.