–
Reese Whiterspoon sempre deixou claro seu apoio a produções de cinema fundadas por mulheres. Uma das primeiras estrelas a incentivar a campanha #AskHerMore, a atriz também fundou sua própria produtora de filmes que lançou o poderoso filme Livre.
Por isso quando ela se juntou a Eva Longoria, Kerry Washington e Elizabeth Banks para participar da iniciativa Beyond Beautiful, da revista Entertainment Weekly, que visa reunir essas quatro mulheres para falar sobre os problemas da indústria de filmes e do gênero feminino.
Nessa discussão, a questão da falta de diretoras mulheres em Hollywood não passou despercebida e Reese teve muito a dizer sobre o assunto:
-Se você é um diretor homem, se o seu primeiro filme de estreia não foi muito bom você definitivamente ganhará uma segunda chance e uma terceira. Se você é uma mulher e dirige um filme e não é muito bom, é assustador porque você pode acabar não trabalhando de novo e nós não conseguimos todas essas outras chances de fazer dar certo. Os estúdios não estão tirando mulheres de festivais de cinema e dizendo: Ei, dirija Jurassic World! Eu sinto que existe uma falta de oportunidade em todos os níveis, de pegar mulheres de todos os tipos e contar suas histórias. Parte disso, é porque não estamos nos sets de filmagens. Eles não conseguem ver que a maioria dos roteiristas são homens. Eu acho que precisamos de mais oportunidades para que as meninas vejam o que fazemos.
Eva Longoria, que ganhou sua fama na série Desperate Housewives e hoje participa da série de sua produtora, a Telenovela, concordou com Reese e complementou:
-As chances são bem raras. Se você não está participando ativamente de cada parte da indústria, se você não está no set, não é um figurante e não é um assistente pessoal, é difícil dizer que você quer ser uma diretora! Você tem que saber como uma equipe funciona. É exatamente por isso que não conseguimos atingir as mulheres porque falta essa oportunidade, que é o primeiro passo para acharem e ficarem num set de gravações.