Entretenimento e Cultura

Rei Charles III quebra tradição em primeiro discurso natalino e faz homenagens aos pais

Rei Charles III decidiu romper com alguns protocolos que eram seguidos à risca por sua mãe, a Rainha Elizabeth II que morreu aos 96 anos de idade. Coroado desde setembro, o marido da Rainha Consorte Camilla Parker Bowles optou por gravar a mensagem de Natal na Capela de São Jorge, local onde a ex-monarca inglesa e o Príncipe Philip estão enterrados.

Vale lembrar que os cômodos do Palácio de Buckingham, residência oficial da família real, eram o cenário oficial dos discursos gravados por Elizabeth ao longo dos anos. Rei Charles III não apenas homenageou os pais com a nova localização, mas também ao longo de sua mensagem aos súditos.

Eu estou aqui, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, muito perto de onde minha amada mãe, a rainha, está descansando ao lado do meu pai. Eu sou lembrado das profundas e tocantes cartas e mensagens que vocês tem enviado para minha esposa [Rainha Consorte Camilla Parker Bowles] e para mim. E eu não tenho como agradecer o suficiente pelo amor e simpatia que vocês mostram por toda a nossa família. O Natal é uma data particularmente comovente para todos nós que perdemos um ente querido, nós sentimos sua falta em todas as trocas de estações e lembramos deles em cada celebração.

Na sequência, o monarca falou sobre a crise do custo de vida no Reino Unido. Ele tocou em pontos que envolvem as causas pelas quais luta, como a importância do serviço público e a abordagem multirreligiosa, além de ter elogiado o trabalho dos profissionais do setor público, da área da saúde e instituições de caridade.

E para finalizar a mensagem de Natal, o monarca relembrou a visita que fez a Belém, em Israel.

É nesta luz que dá vida e com a verdadeira humildade que reside em nosso serviço aos outros que acredito que podemos encontrar esperança para o futuro. Vamos, portanto, celebrá-lo juntos e apreciá-lo sempre.