2016 chega ao fim como um ano atípico para o sertanejo. Pela primeira vez na história do gênero, diversas mulheres conseguiram dividir o protagonismo com os artistas masculinos, que sempre foram maioria. Com o sucesso de nomes como Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Naiara Azevedo e Simone e Simaria, o segmento passou por uma verdadeira revolução feminina.
Não à toa, entre as dez músicas mais tocadas, quatro são de artistas femininas. Além disso, chamou atenção o retorno das músicas românticas às posições mais altas do ranking, enquanto os hits de balada perderam um pouco da força conquistada nos últimos anos.
Entre os homens, o ano com certeza foi de Eduardo Costa, que emplacou a música mais tocada do ano (Pronto, Falei) e ainda atingiu êxito com o projeto Cabaré, ao lado de Leonardo.
2016 também foi o ano em que Zé Neto e Cristiano se estabeleceu como dupla do primeiro escalão do sertanejo, fruto principalmente do sucesso estrondoso de Seu Polícia.
Mais uma vez, o sertanejo dominou as paradas. Das 20 músicas mais tocadas no ano, todas são do estilo, o que comprova que mesmo em um período de crise econômica, o mercado do gênero manteve-se sólido, apesar de também ter sofrido com a diminuição de investimentos e redução de lançamento de novos artistas e DVDs.
Para 2017, o sucesso das músicas sertanejas mais românticas deve continuar. No ranking mensal publicado pela Connectmix em dezembro, a maioria das dez músicas mais tocadas tinha esse perfil, mesmo com o Carnaval se aproximando.
Confira as músicas mais tocadas do ano no sertanejo
1 – Eduardo Costa – Pronto Falei
2 – Zé Neto e Cristiano – Seu Polícia
3 – Naiara Azevedo – 50 Reais
4 – Marília Mendonça – Infiel
5 – Maiara e Maraisa – Medo Bobo
6 – Marcos e Belutti – Romântico Anônimo
7 – Maiara e Maraisa – 10%
8 – Wesley Safadão – Coração Machucado
9 – Jorge e Mateus – Sosseguei
10 – Gusttavo Lima – Que Pena Que Acabou
Fonte: Connectmix
As informações são do blog Helder Maldonado, do portal R7.