Quem for passar a virada de ano nas praias de Vila Velha vai poder curtir cerca de 15 minutos de show pirotécnico nos céus. A queima de fogos na cidade canela-verde promete ser uma das maiores do Espírito Santo e poderá ser vista a 250 metros de altura.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para a programação serão utilizadas dez balsas, três rebocadores de grande potência e lanchas rápidas. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, as balsas cobrirão 6 km de detonações pirotécnicas.
A queima terá início à meia-noite em ponto e trará os tradicionais desenhos de corações, estrelas, círculos e carinha feliz, além de efeitos de estrela-cadente e cascatas.
A prefeitura informou que a cidade terá 14 pontos de queima de fogos de artifício. Serão 10 balsas, sendo cinco fundeadas entre a Praia da Costa e Praia de Itapuã (da rua Lúcio Bacelar à rua Santa Catarina) e outras cinco na Praia de Itaparica (do Bob’s à Praça dos Ciclistas). Todas as balsas vão ficar a uma distância de 400 metros da faixa de areia.
Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu também terão programação, mas por lá, as estruturas serão instaladas em terra e terão oito minutos de queima.
Leia Também: Réveillon 2023: Vitória terá Olodum e 20 minutos de queima de fogos
Segundo a prefeitura a queima de fogos terá o mínimo de ruído, considerando os transtornos que o barulho das detonações pode causar a pessoas autistas e animais de estimação.
Regras de utilização da orla
Nesta virada de ano, no espaço da orla, está proibida a instalação de tendas, barracas, toldos, palco, tablados, banheiros químicos ou hidráulicos, cercamento de área, equipamentos de sonorização, iluminação, realização de shows, eventos e queimas de fogos em toda a extensão do calçadão e nos 32 km da faixa litorânea de Vila Velha.
Paulo Renato também ressalta que “não é permitida a instalação de grandes estruturas loteando o espaço público para grandes eventos, impedindo o ir e vir das pessoas. O cidadão pode levar a sua cadeira de praia, pequenas mesas, coolers e outros utensílios de uso individual.”
Vendedores ambulantes com autorização para trabalhar na orla terão direito a dez banquetas, mas não poderão utilizar mesas e cadeiras. A Guarda Municipal estará presente para fiscalizar qualquer descumprimento.