A festa de Réveillon se aproxima, diante disso, a ´Prefeitura de Vila Velha divulgou uma série de regras, entre elas a proibição da instalação de tendas, barracas e toldos nas praias do município. Também há orientações com relação ao som na orla.
Segundo a administração municipal, durante o período das festas é proibida a instalação de tendas, barracas, toldos, palco, tablados, banheiros químicos ou hidráulicos e cercamento de área.
Leia também:
> Réveillon: Vila Velha já distribuiu mais de 600 abafadores de som para autistas
> Transcol terá reforço em viagens durante Réveillon na Grande Vitória
> Natalino: filhote de jacaré é resgatado em casa na Serra
Além disso, também é vetada a instalação de equipamentos de sonorização de médio e grande porte, iluminação em toda extensão do calçadão e faixa de areia dos 32 km litorâneos do município. A proibição inclui os quiosques da orla.
Ainda segundo o órgão, conforme a Lei Municipal 5.235/2011, fica proibida a emissão de ruídos que ultrapassem os limites estabelecidos pela legislação.
“A fiscalização ao descumprimento das regras será exercida pelos agentes fiscais dentro das competências de cada secretaria, em conjunto com a Guarda Municipal e demais órgãos de segurança pública”, informa a Prefeitura de Vila Velha.
Ao todo, serão 14 minutos de queima de fogos na cidade, divididos em 16 pontos ao longo dos 32 km da orla canela-verde.
“Entre a Praia da Costa, Itapoã e Praia de Itaparica serão 12 balsas responsáveis por fazer um show pirotécnico lindo. Mas também teremos 4 pontos na areia da nossa orla: Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Ponta da Fruta e Nova Ponta da Fruta”, explica o prefeito Arnaldinho Borgo.
Os mais de 6 mil fogos de artifício utilizados no Réveillon da cidade serão de baixo ruído e alcançam até 250 metros de altura e 150 metros de largura. Eles vão formar desenhos de coração, estrelas, círculos e emojis.
Inclusão: autistas recebem abafadores
O prefeito também citou o esforço para garantir que a festa de Ano Novo do município seja proveitosa para todos. Para isso, estão sendo distribuídos abafadores de ruído para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A gente quer fazer uma virada de ano inclusiva para que os nossos autistas possam participar (da festa) com suas famílias”, disse o prefeito.