Entretenimento e Cultura

Rubem Braga inspira teatro com fantasma e vampiros em Cachoeiro

14 atores participam do Projeto Pocket de teatro que leva as artes cênicas a públicos e locais alternativos. O que for arrecadado com a entrada será revertido para instituições filantrópicas

O diretor destaca a intenção da peça em estimular a reflexão Foto: Divulgação/Prefeitura

Um dos locais que recebe o Domingo na Praça, no centro de Cachoeiro, a Praça de Fátima, será palco de mais uma atração no dia 9: a apresentação da peça teatral “O fantasma do rio e a semente do bem”. 

Com duração de uma hora e classificação livre, a peça tem início marcado para as 16h, no teatro de arena Elvécio Lopes Pinheiro, mais conhecido como Circo da Cultura. A entrada custa R$ 20, com renda revertida integralmente ao Grupo de Apoio aos Doentes de Aids Solidários pela Vida (Gaasv). 

Marcelo Sonsim dirige a montagem escrita por ele, inspirada em uma obra de Rubem Braga. “O texto da peça é uma releitura da crônica ‘Ai de ti’ e traz uma visão mais apocalíptica, com foco no Rio Itapemirim. O público precisa ficar bem atento às cenas, e pais e filhos serão convocados a promover o diálogo sobre o tema após a apresentação”, pontua Sonsim. 

Participam 14 atores, do Projeto Pocket de Teatro. Segundo eles, além de reverter a arrecadação a projetos e instituições filantrópicas, o grupo busca levar as artes cênicas a públicos e locais alternativos. 

Personagens se mobilizam para salvar o rio 

A trama mostra um grupo de vampiros, liderado por um fantasma, que deseja destruir o Rio Itapemirim. A heroína é Beatriz, empenhada em mostrar uma alternativa com a ajuda de planos celestiais. 

O diretor destaca a intenção da peça em estimular a reflexão, por parte do público, sobre a responsabilidade de cada um com o planeta e as pessoas. No Circo da Cultura, serão distribuídas sementes de girassol, em referência ao movimento que a flor da planta faz em direção à luz do sol.