Entretenimento e Cultura

O que explica sucesso de Ryan Murphy na Netflix? Veja dicas de séries para assistir

Com diversos prêmios na carreira, o produtor, diretor e escritor estadunidense parece ter descoberto a "fórmula do sucesso" para cativar o espectador

Foto: Divulgação/ Netflix
A produção mais recente, “Bem-Vindo à Vizinhança”, estreou na última quinta-feira (13), na Netflix

Talvez você não associe o nome às obras, mas se você costuma explorar o catálogo das principais plataformas de streaming do país, como a Netflix, certamente já se deparou com alguma assinada por Ryan Murphy.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O escritor, jornalista, produtor e diretor estadunidense parece ter descoberto “a fórmula do sucesso”. Neste mês, “Dahmer: Um Canibal Americano” se tornou a segunda série mais assistida da Netflix menos de um mês após o lançamento.

Na última semana, mais uma obra de sucesso entrou no catálogo da plataforma: “Bem-Vindo à Vizinhança”. A produção elogiada pela crítica está na lista das séries mais assistidas atualmente.

LEIA TAMBÉM: Com história bizarra, “Bem-Vindo à Vizinhança” é boa, mas fim pode frustra

“Glee”, “American Horror Story”, “Pose” e “The Politician” são outras obras que fizeram sucesso e se destacam no extenso currículo de Murphy. Seja na televisão ou streaming, ele sabe como cativar o espectador. Não atoa, Murphy já coleciona cinco Globo de Ouro e sete Emmy Awards. 

Mas, afinal, o que explica tanto sucesso? Essa pergunta, talvez, nem mesmo o criador de tantas produções que caíram no gosto do público saiba responder. Por mais que os diretores, produtores e artistas dediquem o melhor de si para levar ao espectador uma boa obra, nem sempre é possível conquistá-los. Às vezes, é sorte.

LEIA TAMBÉM: Polêmica na Netflix: série mostra vida de serial killer canibal

Murphy, no entanto, não conta apenas com o acaso. Suas obras buscam tratar os personagens a fundo, sem esquecer que a humanidade não pode ficar de fora da construção de um personagem. O público se reconhecer no que está assistindo é fundamental. Saber escrever um bom enredo, coordenar uma produção e escolher um bom elenco ajudam neste processo.

Outra característica que se destaca no estadunidense é tratar temas pertinentes à sociedade contemporânea. Ele abre espaço para minorias e busca, sempre que possível, elementos que reforcem a identificação do público. E isso, caros leitores, Murphy faz muito bem.

Cinco séries de Ryan Murphy para assistir

Dahmer: Um Canibal Americano

A série analisa os crimes terríveis cometidos por Jeffrey Dahmer e os problemas sistêmicos que permitiram que um dos maiores serial killers dos Estados Unidos continuasse agindo com impunidade ao longo de mais de uma década.

Bem-Vindo à Vizinhança

O sonho da família Brannock de viver na casa perfeita se transforma em um verdadeiro pesadelo. Cartas assustadoras são apenas o começo de tudo o que está por vir depois que os segredos sinistros do bairro são revelados. A obra é inspirada em uma história real.

American Horror Story

A série gira em torno da família Harmon. Eles se mudam para Los Angeles a fim de resolver problemas do passado. A casa que eles escolher para viver, no entanto, está assombrada por criaturas demoníacas.

Foto: Divulgação

Glee

Com otimismo, o professor Will Schuester tenta inspirar um grupo de estudantes a reformar o antigo e bem sucedido Clube Glee, o coral da escola McKinley. A tarefa seria mais fácil se os atuais membros do grupo não fossem: um soprano nada popular, uma garota que treina para ser diva e recusa-se a fazer playback, um guitarrista nerd e uma estranha gótica.

Foto: Reprodução

Pose

Em Nova York, no final da década de 1980, Blanca abriga jovens LGBT que foram expulsas de suas casas. A época foi marcada pela ascensão da cultura de luxo e o surgimento dos bailes LGBT.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.