Os enredos das escolas de samba do Grupo B que desfilam neste domingo (12) vão reverenciar da história do povo negro, passando pela cultura brasileira e incluindo homenagem a uma lenda do samba capixaba.
As agremiações iniciam seus cortejos a partir das 18h, no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. A entrada é gratuita.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A Rosas de Ouro vai abrir o desfile. Com o enredo “É Festa! De Janeiro a Janeiro, Viva o Povo Brasileiro”, a escola da Serra vai passear pelo rico e alegre calendário das festas populares do Brasil.
Em seguida a União Jovem de Itacibá, agremiação de Cariacica, vai celebrar o Recôncavo Baiano, com os encantos naturais e a riqueza natural de seu povo.
A Mocidade Serrana entra na disputa com o samba-enredo “Sou Anjo Sim! Sou Anjo Negro!”, numa homenagem a um dos maiores bambas do samba capixaba, o sambista Edson Papo Furado, atualmente com 83 anos.
Ele foi o primeiro intérprete da primeira escola de samba do Estado, a Unidos da Piedade, e um de seus fundadores, em 1955, compondo para ela vários sambas-enredo.
Leia também: Confira como foi o desfile do Grupo Especial do Carnaval de Vitória
A Independente de Eucalipto, de Maruípe, em Vitória, vai em busca do acesso defendendo o enredo “Do Yorubá ao Santuário do Negro”. Nele traça a trajetória das do povo negro desde a colonização brasileira, o fim da escravidão e a luta por igualdade racial.
Os desfiles se encerram com a Tradição Serrana, com o enredo “Do Reis magos ao goiapaba-açu, uma história com raízes”. A escola faz reverência ao trabalho do povo negro que construiu as origens de diversas cidades do Espírito Santo, entre elas, Serra e Fundão.
A escola campeã deste grupo ganha o acesso ao Grupo A no ano seguinte. Quem for campeã no Grupo A vai para o Grupo Especial.