O Instituto Raízes realizou o 2° encontro de Sambistas das Velhas Guardas Capixabas, e contou com diversas figuras do samba, inclusive do estado e do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no domingo (27), na quadra da escola Pega no Samba, em Vitória.
O evento foi realizado pelo Instituto Raízes e contou com a parceria da Liga das Escolas de Samba (LIESGE), do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Cultura (Secult) e de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Rede Abraço.
O governador Renato Casagrande e membros da escola de Samba do Rio de Janeiro Império Serrano marcaram presença. Entre eles, a escritora e ritmista Raquel Valença.
A ritmista Raquel Valença iniciou as atividades com uma palestra que retrata a importância de manter preservada a velha guarda e toda sua história para cada escola ao qual ali estavam representadas.
“Além de manter viva a memória do samba capixaba, ainda tivemos a entrega de quase 500 instrumentos musicais que irão complementar consideravelmente as escolas de samba e suas comunidades. Este apoio acaba ajudando a fortalecer a comunidade com suas tradições no samba, mantendo assim viva a cultura de cada escola.”
O Instituto Raízes realizou a entrega dos instrumentos juntamente com a presença do Governador Renato Casagrande para as escolas contempladas, que foram: Pega no Samba, Unidos de Jucutuquara, Andaraí, Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Forte, Mocidade da Praia, Novo Império, Independente de São Torquato, Império de Fátima e Mocidade Unida da Glória, as escolas Unidos da Piedade e Chega Mais, no total foram entregues todo 487 instrumentos.