O fotógrafo Sebastião Salgado, ícone do fotojornalismo, é motivo de orgulho mais uma vez em todo o mundo. O fotógrafo foi o primeiro brasileiro eleito para a Academia de Belas Artes da França, na última quarta-feira (06). A Instituição foi criada em 1795 e o fotógrafo faz parte de um grupo com quatro outros profissionais.
Na última terça-feira foi exibido o documentário Sal da Terra, sobre as obras do fotojornalista. E para quem perdeu a estreia no canal Curta!, o filme ganha novas exibições nos dias 9 e 10 de dezembro, às 10h45 e 22h.
O documentário foi dirigido pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião, e pelo diretor alemão Wim Wenders. O filme passeia por imagens capturadas pelo fotógrafo ao longo de mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, incluindo visitas a áreas isoladas de todo contato humano.
Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015, Sal da Terra, que também recebeu menção honrosa na mostra Un Certain Regard. do Festival de Cannes de 2014, mostra a obra de Sebastião Salgado e uma forma de se aproximar da natureza para fotografar.
Sebastião Salgado, nascido em Aimorés, em Minas Gerais, economista de formação, tornou-se fotógrafo profissional em 1973, em Paris. O brasileiro ganhou destaque ao longo dos anos 80, com sua primeira obra Outras Américas (1986). Depois disso, Trabalhadores, Terra e Serra Pelada até a chegada do sucesso mundial de Êxodos, com uma viagem por 35 países para narrar as migrações humanas.
SAL DA TERRA
O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.
Diretores: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Duração: 111 min
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 09 de dezembro, sábado, 10h45.
Dia 10 de dezembro, domingo, às 22h.
Sobre o Curta!
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo).